26.10.2017 - 16:50h
CEM Giovania de Almeida recebe a 1ª Conferência Semana Lixo Zero
“A Preservação da Natureza é Responsabilidade de Todos”, dizia a placa nas mãos das alunas do 7º ano do Centro Educacional Municipal (CEM) Gionvania de Almeida, em uma apresentação teatral que abriu a 1ª Conferência Escola Lixo Zero, no CEM em Balneário Camboriú. A iniciativa é do Instituto Brasil Lixo Zero, representada na cidade pelo Instituto Eco Cidadão que desenvolve diversas ações na área ambiental. Este ano a parceria é com as escolas da região das Praias Agrestes, com o objetivo de atingir a meta de desviar dos aterros 90% dos resíduos gerados na Área de Preservação Ambiental (APA) Costa Brava até 2020, por meio de práticas sustentáveis.
Além da peça de teatro “O Planeta Terra está em Perigo”, o evento contou com a palestra “Educação Ambiental e Economia Solidária: Moeda Social Pedagógica”, ministrada por Filomena Lavado. Teve ainda apresentação das Propostas do CEM como a revitalização do parque infantil, a redução e separação dos resíduos produzidos em sala de aula, a compostagem na horta da escola e a troca de brinquedos como forma de incentivar o consumo consciente.
O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, esteve no evento e reforçou a importância da participação de praias do município no Programa Internacional Bandeira Azul. As Praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho estão inscritas na fase piloto do Programa com o objetivo de adquirir o selo de qualidade, que é uma certificação ambiental para praias e marinas. “As Praias Agrestes são patrimônios da cidade e da região e devem ser preservadas com a ajuda da geração que está crescendo e também das futuras gerações. Os alunos fizeram uma bela apresentação sobre sustentabilidade na Semana do Lixo Zero”, falou o prefeito.
Quem está motivada e envolvida com as questões ambientais é a aluna Dayanne Marques, de 14 anos que utiliza cada vez menos os produtos industrializados. “Se todas as pessoas reciclassem o lixo em casa, teríamos um mundo mais saudável”, opinou a menina que conscientizou as pessoas de sua família sobre a reciclagem. A Conferência recebeu também os alunos do CEM Taquaras, que apresentaram o diagnóstico dos resíduos sólidos gerados na escola. O NEI Estaleirinho também participou com temas de compostagem em horta.
O período da tarde foi reservado para a realização das Oficinas, como “Sea Glass – Arte com Vidros e Pedras” com a artista autodidata Cristina Vasselai. Na semana passada o prefeito e a secretária de Educação Rosangela Borba participaram da Oficina no CEM Taquaras, que tem a meta de ser Escola Lixo Zero. A técnica consiste em recolher da praia produtos naturais como pedacinhos de uma estrutura parecida com vidro, gerada pela composição da temperatura da água com as algas. Foram feitos quadros com a matéria-prima combinada com ilustrações a mão livre.
A Oficina “Sabão Caseiro” com Luciana de Jesus, Coordenadora do Instituto Eco Cidadão, “Alimentos Alternativos” com as Agentes de Alimentação, Edna Maria e Edna Wendhausen e a Oficina “Estruturas Educadoras e a Gestão de Recursos” com Fábio de Carvalho, finalizaram o evento.
A próxima ação será a “Pedalada Lixo Zero”, na próxima quarta-feira (01), às 10h, promovida pelo Centro Educacional Municipal (CEM) Dona Lila. A mobilização terá participação de todos os alunos da escola que visitarão as casas ao entorno do CEM no bairro Estaleiro, e recolherão pilhas e baterias inutilizadas. Para participar basta comparecer no local indicado com sua bicicleta.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3363-7144
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Joilma Nunes
Foto: Ivan Rupp
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
