24.10.2017 - 18:03h
Balneário Camboriú intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti
Com dias cada vez mais quentes, a chance de proliferação do mosquito Aedes aegypti aumenta e para evitar o acréscimo de focos, o Departamento de Vigilância Sanitária intensificará as ações de combate ao inseto. O mosquito é transmissor de doenças graves como a dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya.
Desde o início de outubro, agentes de combate a endemias estão realizando palestras em diversos Centros de Educação Infantil (CEM’s) do município com intuito de conscientizar as crianças sobre a importância de realizar medidas preventivas. Nestes encontros é repassado aos alunos de que forma devem ser feitas as vistorias em suas casas, qual a quantidade de focos no bairro e como o mosquito se reproduz, sempre de maneira didática para facilitar o entendimento da criança e transformá-la em um agente mirim. A programação das visitas continuará até o final de novembro.
A próxima ação promovida pelo departamento iniciará no dia 1º de novembro e seguirá até o dia 03. Devido ao feriado de Finados, o fluxo de visitantes aos cemitérios aumenta e a quantidade de vasos de flores também. Para evitar que estes vasos possam acumular água, os agentes irão realizar uma ação no Cemitério da Barra, passando informações e distribuindo panfletos com orientações.
Também em novembro acontecerá o Dia D de Combate à Dengue, previsto para o penúltimo sábado do mês. A programação ainda está em desenvolvimento, porém algumas ações já foram confirmadas, como a distribuição de panfletos informativos e atividades nas principais praças do município.
O Departamento de Vigilância Sanitária também divulgou o número de procedimentos realizados no combate ao mosquito, do início do ano ao final de setembro. Confira os dados abaixo:
Total de procedimentos: 84.919
Destes:
81.496 - Depósitos inspecionados;
67.249 - Visitas em área de tratamento;
11.426 - Visitas em armadilhas;
7.505 - Amostras coletadas;
4.677 - Vistorias em denúncias;
1.089 - Visitas em pontos estratégicos;
478 - Visitas em suspeitos de dengue, chikungunya ou zika;
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
Departamento de Vigilância Sanitária
(47) 3261-6200
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Louise Lamin
Foto: Arquivo PMBC
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
