24.10.2017 - 17:49h
Jornada Científica Multiprofissional em Terapia Intensiva reuniu cerca de 200 participantes
Pela primeira vez, o Hospital Municipal Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú, reuniu estudantes e profissionais de diversas áreas da saúde para o aprimoramento técnico-científico das questões ligadas à UTI. O hospital, em parceria com a Univali, realizou nesta segunda e terça-feira (23 e 24) a
1ª Jornada Científica Multiprofissional em Terapia Intensiva, que reuniu cerca de 200 participantes dentre acadêmicos, professores e profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição e Farmácia, e representantes de hospitais da região. O encontro aconteceu no Bloco 04 da Univali Balneário Camboriú.
Temas como a importância do cuidado multiprofissional na UTI, os papéis da Enfermagem e da Fisioterapia, o impacto da implantação de protocolos de sepse; definição e estratégias implementadas na rotina de UTI para reduzir o Transtorno de Estresse Pós traumático e apresentadas as experiências das Unidades de Terapia Intensiva dos hospitais Ruth Cardoso e Marieta Konder Bonhausen.
“Esse evento tem uma relevância ímpar no cenário do HMRC e da atual gestão, que consolida a parceria que o hospital tem feito com as instituições de ensino, em especial a Univali. Além disso é uma atualização de modo multiprofissional, afinal de contas quando cuidamos de um paciente aqui no hospital é de maneira integral, ou seja, todos os profissionais das diversas áreas pensam de maneira unida sobre o tratamento”, falou o diretor-geral do HMRC, Rodrigo Massarolli. De acordo com ele, o encontro também serviu para aproximação de unidades de saúde públicas e particulares da região, para que juntas solucionem situações comuns entre as instituições e prestem serviço de qualidade e a atenção necessária à população. “Independente das dificuldades que um local ou outro tenham, essa integração multiprofissional e a troca de experiências entre as instituições mostra que estamos unidos para fazer as mudanças necessárias para a melhoria da assistência em saúde, garantindo a segurança do paciente”, finalizou Rodrigo.
O Hospital Municipal Ruth Cardoso implantou novos protocolos na UTI do hospital e investiu na contratação de profissionais especializados criando uma equipe multiprofissional, o que já está resultando na redução dos índices de mortalidade de pacientes graves na UTI. “Há cerca de um ano o hospital começou a contratar médicos intensivistas com experiência em medicina intensiva, antes disso o hospital não tinha médico especialista trabalhando dentro da UTI. A nova gestão do Ruth Cardoso investiu na contratação de mais pessoal e as coordenações de medicina, de enfermagem e de fisioterapia foram mudadas também e a gente tem construído juntos diversos protocolos institucionais e aplicado na unidade o que tem contribuído para a melhoria dos resultados”, falou o coordenador médico e responsável técnico da UTI, César Meirelles.
O objetivo da jornada foi promover o aprimoramento técnico-científico dos participantes, por meio da divulgação de novos conhecimentos e a formação com cursos, palestras e mesas redondas relacionadas à terapia intensiva, com abordagem multiprofissional.
____________________
Informações Adicionais:
Hospital Municipal Ruth Cardoso
(47) 3169-3700
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Soraya Bogarim
Foto: Celso Peixoto
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
