19.10.2017 - 15:35h
Médicos e Enfermeiros da Rede de Atenção Básica participarão de palestra sobre a sífilis
Nesta sexta-feira (20) a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizará uma palestra sobre Sífilis, para médicos e enfermeiros das Unidades de Atenção Básica da Rede Municipal. O encontro será na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município, localizada na Rua 916, nº 612, Centro. A capacitação será a partir das 13h30, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, comemorado no terceiro sábado do mês de outubro de cada ano, neste caso, no próximo sábado (21).
A capacitação será ministrada pela médica infectologista Rosalie Knoll e pela médica infectologista pediatra Susana Lyra, que atendem no ambulatório do Centro Integrado Solidariedade e Saúde (CISS). O objetivo da palestra é capacitar os profissionais e atualizar o protocolo de tratamento, de acordo com orientações do Ministério da Saúde, com foco no diagnóstico precoce da doença sexualmente transmissível. Serão abordados temas da sífilis em geral no adulto, na gestante e nas crianças.
De acordo com a médica infectologista, Rosalie Knoll, a sífilis é uma doença crescente no Brasil e não é diferente em nossa região. Para ela a grande preocupação é fazer o diagnóstico precoce da doença para um tratamento rápido e correto. “Um dos nossos focos é o diagnóstico precoce. Principalmente nas gestantes, que deve ser feito no primeiro trimestre da gestação. A possibilidade da mãe passar a doença para o bebê é de 70 a 80%, por isso alertamos que elas procurem a unidade de saúde e façam o pré-natal logo no início da gravidez”. A médica destacou ainda que o parceiro da pessoa infectada também deve ser tratado para eficácia da intervenção.
O teste rápido da sífilis pode sere feito nas unidades básicas de saúde e no CTA das 07h às 18h. De acordo com a coordenadora do Centro, a psicóloga Jacheline Hoffmann, a melhor forma de prevenção da doença continua sendo o uso do preservativo. “A Sífilis já é considerada uma epidemia nacional. O número elevado da doença mostra que as pessoas não estão se prevenindo durante a relação sexual. Realizaremos outras ações de combate as doenças sexualmente transmissíveis como a retomada do projeto 'O Ritmo da Prevenção', com atividades de conscientização nas casas noturnas de Balneário Camboriú”, falou a profissional.
Todas essas ações de prevenção são realizadas pelo CISS e CTA com apoio da Secretaria de Saúde Municipal. São disponibilizados preservativos gratuitamente em todos os postos de saúde e nos pontos turísticos da cidade.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Joilma Nunes
Foto: Arquivo PMBC
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
