O “Dia D”, evento previsto no calendário de ações da Campanha Outubro Rosa, que iria acontecer neste próximo sábado (21), em Balneário Camboriú foi cancelado. O cancelamento ocorreu devido a liminar emitida pela 20ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal, que suspende em todo o país os efeitos da Portaria nº 2488/2011 do Ministério da Saúde, restringindo a atuação dos enfermeiros.
Para o “Dia D” as equipes de enfermagem das Unidades de Saúde e do Núcleo de Atenção à Mulher (NAM) fariam exames preventivos de câncer de mama, colo de útero e atendimentos clínicos de mamas. Porém, a liminar impede que esses atendimentos sejam feitos por enfermeiros. Quem necessitar desses atendimentos deve ir até a uma Unidade Básica de Saúde e agendar consulta com um médico especialista.
A liminar foi proferida pelo juiz federal Renato Borelli em resposta a um pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM). A entidade entende ser ilegal que o enfermeiro solicite exames complementares, prescreva medicações e encaminhe usuários a outros serviços.
_______________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Louise Lamin
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu