05.10.2017 - 16:35h
Câncer de mama é tema em roda de conversa no Núcleo de Atenção à Mulher
Esta quinta-feira (05), foi dia de conversar e tirar dúvidas sobre o câncer de mama e formas de prevenção no Núcleo de Atenção à Mulher (NAM) de Balneário Camboriú. Enquanto aguardavam atendimento, as pacientes foram convidadas a participarem de uma roda de conversa com o médico mastologista Humberto Grisa. Esta ação faz parte da Campanha Outubro Rosa que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama e de colo uterino.
Renata Silva, de 41 anos, esteve na unidade para levar os exames que já realizou. Há cinco anos ela foi diagnosticada com um nódulo e acha muito importante as mulheres poderem tirar todas as dúvidas em relação ao assunto. “É necessário fazer todos os exames até que se chegue a um disgnóstico final. Investigar a fundo os casos como o meu”, comentou. Quem participou da roda de conversa atenta foi a dona de casa Neuzeli Benvenutti, de 53 anos, que realiza anualmente a mamografia. “Acho muito válido esse trabalho de conscientização. Quanto antes for diagnosticado a doença, melhor será para curá-la”, falou.
De acordo com o médico mastologista da Rede Municipal, Humberto Grisa, para prevenir o câncer de mama é preciso ter uma boa qualidade de vida como forma de defesa do organismo. “A melhor maneira de prevenção é evitar os agentes agressivos que podem favorecer o surgimento da doença como o uso de cigarro, bebidas alcoólicas, falta de atividades físicas e obesidade”, pontuou o médico que destacou ainda que ter uma alimentação saudável e cuidar do emocional também são importantes para a prevenção.
As mulheres receberam ainda orientações passadas pela enfermeira do NAM, Tatiana Stumm, que destacou a relevância de se conhecer o próprio corpo por meio da autopalpação das mamas. “Orientamos que a mulher se olhe no espelho, se toque e sinta as mamas. Se perceber alguma alteração deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para um exame clínico por um profissional da saúde”, explica. A mamografia deve ser realizada a partir dos 40 anos de idade a cada dois anos. Dos 45 aos 55 anos deve-se se repetir o exame anualmente.
Como ação do Outubro Rosa o NAM iniciou uma campanha e arrecadação de lenços, perucas e cabelos para a ONG Câncer com Alegria. No sábado (21) será realizado no Núcleo o Dia D, onde as mulheres receberão atendimento médico e de enfermagem, com preventivo de câncer de colo de útero e exame de mamas. O evento, com início às 8h e encerramento às 17h, contará ainda com apresentações culturais durante todo o dia.
_____________________
Informações Adicionais:
Núcleo de Atenção à Mulher (NAM)
(47) 3361-5482
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Joilma Nunes
Foto: Joilma Nunes
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
