Nesta sexta-feira (22), exatamente às 17h02, começa a Primavera no Hemisfério Sul. Hoje, o dia e a noite terão a mesma duração de horas, pois os dois hemisférios estarão igualmente iluminados pelo sol. Depois disso, os dias começam a ser mais longos do que as noites.
A primavera 2017 deve contrariar a climatologia. A estação, que é uma das mais chuvosas, será de chuva abaixo e temperatura acima da média climatológica, ou seja, terá a continuidade do padrão seco e quente, observado no inverno. Outubro é o mês mais provável de ter chuva próxima da média com chance de minimizar a situação de estiagem no Estado, entre 140 e 200 milímetros. Em novembro essa quantidade reduz um pouco, onde fica entre 130 e 180 milímetros.
Os ciclones extratropicais, mais frequentes em outubro, ocorrerão também em novembro e dezembro, intensificando o vento no litoral e deixando o mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no Litoral Catarinense.
A previsão é que a temperatura se mantenha elevada na primeira quinzena de outubro, podendo entrar massas de ar fria com diminuição de temperatura e formação de geada fraca no Planalto Sul.
Alguns modelos numéricos de previsão sinalizam a configuração do fenômeno La Niña no final deste ano. Este fenômeno deixa as chuvas muito acima da média no leste dos estados da Região Sul.
Fonte: EPAGRI/CIRAM
____________________
Informações Adicionais:
Defesa Civil
(47) 3263-0190
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Ricardo de Oliveira
Foto: Divulgação
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu