A Secretaria do Meio Ambiente (Semam) começará as atividades de campo do programa Bandeira Azul nesta sexta-feira (22), na Praia de Taquaras. Às 14h, no Restaurante Das Antiga, haverá reunião do grupo de trabalho formado para colocar em prática as ações que visam adequar e tornar ecologicamente corretas as praias de Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras. As três praias estão inscritas na fase piloto do Bandeira Azul, que é um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas.
Integram o grupo representantes da Prefeitura, da sociedade civil, de organizações não governamentais, entre outras entidades. Os integrantes iniciarão o diagnóstico da praia, levantando questões como poluição por esgoto e por lixo, segurança, e outros aspectos.
A Semam e a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) coletarão água para verificar as condições de poluição. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd, a melhoria da qualidade da água da Lagoa de Taquaras é uma das ações necessárias para que o Município possa hastear a bandeira do programa Bandeira Azul até o final de 2018.
O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) – Fundação para Educação Ambiental e conta com apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil, é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis.
O programa está pautado em quatro grandes áreas que definirão as praias como ecologicamente corretas: Educação Ambiental e Informação, Saneamento/Qualidade das Águas, Segurança e Serviço e Gestão Ambiental.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria do Meio Ambiente
(47) 3363-7145
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Celso Peixoto/Arquivo
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu