13.09.2017 - 15:14h
Grupos de famílias do CRAS Nações participam de palestra sobre a Síndrome Fetal do Álcool
Conscientizar a população sobre os riscos que o uso de álcool durante a gravidez pode causar no bebê e também na gestante é o objetivo da Campanha de Prevenção à Síndrome Fetal do Álcool. Na manhã desta quarta-feira (13), grupos de famílias do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) participaram de uma roda de conversa ministrada pela psicóloga Joseane de Souza da ONG Psocointerage, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) “Nação Cidadã”, do Bairro das Nações em Balneário Camboriú.
A Campanha é uma ação em alusão ao dia 09 de setembro que foi instituído pela Organização Panamericana de Saúde como o Dia Mundial de Prevenção a Síndrome Fetal do Álcool. A Síndrome é o problema de saúde mais grave que o bebê pode desenvolver quando a mãe consome álcool. Ela causa má formação no rosto, cérebro e coração e ainda retardo mental em todas as áreas de desenvolvimento da criança. Nos casos menos graves a criança pode apresentar agitação, sendo um dos sinais da hiperatividade, dificuldade de aprendizagem e atenção, além do atraso na linguagem.
Para a psicóloga e voluntária da ONG muitas mulheres desconhecem a gravidade dos malefícios trazidos com o consumo de bebida alcoólica durante a gestação. Em sua pesquisa de pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) a profissional realizou uma pesquisa em que 20 das 40 gestantes entrevistadas faziam o uso de álcool. “É muito importante trazer este alerta para todo o grupo familiar, pois eles são multiplicadores da informação. Nos últimos anos essa doença vem aumentando e para evitá-la é muito simples: Basta a mulher não fazer o uso de álcool durante a gravidez. Infelizmente o bebê que nasce com esta síndrome necessitará de tratamento especializado durante toda a vida”, destacou Joseane.
Maria Divina que é mãe de 4 filhos participou atenta do encontro e admite que fez o uso de bebida alcoólica durante a gestação por desconhecer a gravidade do tema. “Não tinha esse conhecimento. Achei muito importante trazê-lo para o CRAS para que todo mundo saiba e previna a doença”, falou. Para Gilberto Antunes o álcool é um mal que precisa ser combatido. “Devemos evitar o primeiro o gole. É muito válido passarmos essas informações principalmente para os mais jovens por causa da gravidez na adolescência. Por ser homem não passarei por gestação, mas tenho mulher e filha”, opinou.
Na última quarta-feira (06), a palestra foi realizada no CRAS “Construindo Cidadania” do Bairro São Judas Tadeu e reuniu cerca de 60 pessoas. O assunto foi abordado pelo Núcleo de Estudo e Atendimento à Pessoa Vítima de Violência da ONG Psicointerage, que vem desenvolvendo ações na luta contra a violência a crianças e jovens, com enfoque na valorização do ser humano e melhora da vida em sociedade.
Esta ação é intermediada pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social de Balneário Camboriú com o apoio do Conselho Municipal da Mulher.
_______________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social
(47) 3363-2745
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Joilma Nunes
Foto: Joilma Nunes
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
