11.09.2017 - 17:23h
Setembro Amarelo também é tema de ações no Posto de Atendimento Infantil
É com conversas e orientações durante o momento de espera para uma consulta que o Posto de Atenção Infantil (PAI), localizado no Bairro dos Municípios, realiza durante o trabalho de prevenção ao suicídio. O problema de saúde pública que ocorre por diversos motivos, muitas vezes apresenta sinais logo na infância ou adolescência e por conta disso é importante ficar atento desde cedo.
Enquanto aguardam atendimento, pais e adolescentes conversam com psicólogas do PAI sobre o tema, onde são apresentadas as principais causas e sintomas, e caso seja notado a necessidade de acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, o encaminhamento é realizado de imediato. Um painel, com a frase “Diga sim à vida” também foi colocado na recepção do local, em alusão à Campanha Setembro Amarelo, que atua na prevenção ao suicídio, com o intuito de chamar atenção para o assunto.
“A estrutura familiar contribui muito para o desenvolvimento da criança ou adolescente. Outro fator são problemas com a aparência, com peso ou alguma deficiência física. O bullying que estas crianças e adolescentes sofrem pode passar de uma brincadeira infantil e gerar algo mais grave, como depressão”, fala o Coordenador do PAI, Anderson Rigo a respeito das principais situações que podem acarretar problemas psicológicos e tentativas de suicídio.
Para quem necessita de apoio, também é possível contar com o auxílio dos voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV). O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail, chat e Skype 24 horas todos os dias. Para mais informações, acesse o site www.cvv.org.br.
Sobre o Setembro Amarelo
Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa, vinculada ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Em Balneário Camboriú a campanha encabeçada pela Associação Catarinense de Psiquiatria tem a parceria do CVV local e do CDL Mulher.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
Posto de Atenção Infantil
(47) 3360 8821
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Louise Lamin
Foto: Louise Lamin
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
