Preparar o espaço, plantar, cultivar, colher e assim, estimular o consumo. As hortas que vem sendo criadas em diversos Núcleos de Educação Infantil (NEIs) de Balneário Camboriú já são um sucesso no quesito incentivo à alimentação saudável de seus alunos. No NEI Criança Esperança, não foi diferente. As crianças do Maternal II B, construíram com as professoras uma área especial para cultivar diversos tipos de verduras.
O Núcleo desenvolve atividades que estimulam a alimentação saudável desde o início do ano. Uma delas foi a história “Amanda no país das vitaminas”, contada ao Maternal II por Renilda Machado e Nazalete dos Santos, professoras da turma. A fábula despertou tanto o interesse dos pequenos pelo tema que os mesmos transformaram a narrativa em peça teatral, apresentada no Momento Cultural do NEI Criança Esperança.
“Já conseguimos perceber uma mudança nos alunos, eles reconhecem todas as verduras pelo nome. Houve até relatos dos pais de que as crianças passaram a aceitar tranquilamente os alimentos verdes em casa”, contou a supervisora, Daniela Telles.
São cultivadas na horta, mudas de cebolinha e morango, doadas pelos funcionários do Núcleo, além de salsa, pimenta, couve manteiga, que foram doadas pelo Departamento de Economia Artesanal (DEA). Vale lembrar que todos os alimentos são 100% livres de agrotóxicos, se tornando ainda mais saudáveis.
___________________
Informações Adicionais:
NEI Criança Esperança
(47) 3264-0265
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Louise Lamin
Foto: NEI Criança Esperança
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu