31.08.2017 - 15:08h
Crianças do NEI Santa Inês e Idosos trocam experiência com plantio em horta
A manhã desta quinta-feira (31) foi cheia de carinho e emoção para as crianças do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Santa Inês e para os idosos da Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú. A turma do Jardim II, formada por 20 crianças, que tem em média 05 anos de idade, recebeu os visitantes para trocarem experiências e colocarem a mão na terra com atividades de plantio na horta do Núcleo.
Para a secretária da Pessoa Idosa, Christina Barichello, o encontro das duas gerações é uma forma de resgatar costumes, como estar com a família junto à mesa, e o vínculo com a natureza. “Essa é uma atividade intergeracional que tem a parceria da Secretaria da Educação e oportuniza a integração das crianças com os idosos. É muito importante a criança saber de onde vem o alimento, além de incentivar a alimentação saudável”, destacou a secretária.
Muitos abraços foram trocados entre eles logo na recepção no pátio da escola. O cão terapia “Arthur Eduardo” acompanhou a integração e fez a alegria da criançada. Juçara Weissheimer, de 71 anos, mais conhecida como Dona Juju, comandou a cantoria com os baixinhos com uma música, composta por ela, sobre o plantio. “Vamos plantar para poder colher, vamos colher para poder comer, vamos comer para poder crescer ...”, cantaram com muita alegria e descontração.
“Eu amo plantar, é a melhor coisa do mundo” falou Ana Beatriz, de 05 anos, que ajuda a sua avó em casa a plantar flores e verduras. A turminha e os idosos plantaram mudas de alface, couve, beterraba, agrião, salsinha e cebolinha. Para Vilmar Gonçalves, de 65 anos, essa atividade ficará para sempre na memória de todos envolvidos. “Nunca vi esse tipo de integração, não tive essa oportunidade quando criança. Estar com elas faz um bem para todos. Hoje em dia, as crianças estão afastadas desse tipo de convívio por conta da tecnologia. É uma troca mútua de experiências e carinho. Estamos plantando na vida dessas crianças o conhecimento que temos”, disse ele.
De acordo com a supervisora do Núcleo, Vilisa Rudenco, que participou do plantio, o foco da atividade é trazer a humanização em todos os sentidos. “Valorizar a sabedoria dos idosos é algo especial. As comunidades indígenas os tratam assim. E educar as crianças nesse sentido, a ter esse olhar para as pessoas mais velhas é muito importante”, comentou Vilisa.
Ao final, na sala de aula, os idosos conversaram com as crianças sobre os cuidados com a horta e importância da alimentação saudável. Também participaram das atividades os professores da turma Lourilei Pereira do Amaral, Mariléia Caetano e Wagner Eduardo de Paula além da coordenadora do NEI Jussara Machado.
________________________
Informações Adicionais:
Secretaria da Pessoa Idosa
(47) 3261-5300
NEI Santa Inês
(47) 3363-5245
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Joilma Nunes
Foto: NEI Santa Inês
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
