21.08.2017 - 16:41h
Crianças do NEI Carrossel participam de atividades da Semana da Diferença
“Como as aves, as pessoas são diferentes em seus voos, mas iguais no direito de voar” ilustra o painel do refeitório do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Carrossel em alusão à Semana da Diferença, de 21 a 28 de agosto, em Balneário Camboriú. Os Núcleos da Rede Municipal de Ensino realizarão atividades relativas ao tema, com o objetivo de despertar nas crianças o respeito pelo próximo diante das diferenças físicas e comportamentais de cada um.
Na manhã desta segunda-feira (21), para dar início às ações todas as turmas no NEI Carrossel participaram de uma aula diferente de educação física. Reunidos no pátio da escola, as crianças ouviram atentas a introdução ao tema pela professora da disciplina Kátia Martins. “Todos somos diferentes, na maneira de ser, de lidar com os outros além das diferenças físicas como as pessoas com deficiência” explica a professora passando um folheto com imagens de pessoas deficientes.
Para simular alguém que não enxerga, em dupla as crianças percorreram um caminho, com e sem obstáculos, onde um guiava o outro que estava com vendas nos olhos. Em seguida experimentaram andar com uma perna só amparados com uma muleta. “Aprendi que devemos ajudar as pessoas”, falou o pequeno Nícolas de Medeiros, de 06 anos. As crianças ainda participaram de uma roda, em que com os olhos vendados tinham que descobrir qual coleguinha estava tocando a campainha. Assim eles puderam entender que as pessoas cegas desenvolvem outros sentidos como o da audição para perceber os objetos. Para finalizar a aula as crianças tinham que adivinhar o que o outro dizia por meio de mímica e gestos, simulando uma pessoa muda.
Para a professora Kátia as atividades estimulam nas crianças o companheirismo e ato de ajudar ao próximo. “Eles ainda não têm de forma esclarecida a questão da deficiência física. Por isso realizar essas atividades os fazem vivenciar as dificuldades que passam essas pessoas no dia a dia, seja na direção, no ouvir ou no gesticular”, falou. O supervisor do Núcleo, Edemilson Muniz, explica que a temática é desenvolvida ao longo de todo ano, com ênfase da Semana da Diferença, de acordo com o calendário escolar. “É muito importante incentivar desde cedo o respeito a diversidade e diferenças. Não apenas de deficiência, mas de culturas, etnias e gênero. Temos um mundo dentro da escola, o negro, o branco o japonês. Ser diferente é normal e precisa ser respeitado”, destacou ele.
Durante a semana estão previstas outras atividades sobre as diferenças. As crianças assistirão ao filme “Cordas” que conta a história de um menino cadeirante que ingressa na escola e participarão da atividade “Caixa das Sensações”, que por meio do tato e paladar identificarão objetos e sabores. Como forma de conscientização, foi elaborado ainda um informativo sobre a Semana da Diferença que será enviado os pais e responsáveis.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
NEI Carrossel
(47) 3363-3991
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Joilma Nunes
Foto: Joilma Nunes
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
