Mais de 40 idosos se reuniram na Secretaria da Pessoa Idosa, nesta sexta-feira (04), para receberem dicas de como evitar golpes e crimes. Ministrado pelo 2° Tenente da Polícia Militar Pigozzi e pela soldada Nelize, os conteúdos eram dicas sobre os crimes mais frequentes. O mais comum, golpe do bilhete premiado, já foi aplicado na senhora Ignes. “Eles me aplicaram duas vezes, muitas vezes utilizam outras idosas para fazer o crime”, explicou a idosa, atenta na palestra.
A PM Nelize, explica que o índice de golpes, de julho de 2016 até o mesmo mês de 2017, foram em média 70, somente contra pessoas da Terceira Idade. “Esse tipo de criminoso é como um ator, ele apela pro emocional identificando a inocência e o ponto fraco das pessoas”, explicou a policial.
Entre os golpes mais frequentes estão o bilhete premiado, falso sequestro, falso prestador de serviço, golpes bancários e golpes onde os idosos levam sacolas muitas vezes com contrabando ou drogas. “É preciso sempre manter a calma, não utilizar bolsas expostas nem uma grande quantidade de joias”, falou Pigozzi.
O ABRAÇO recebeu só no mês de julho 28 denúncias sobre violência financeira, o que levantou a preocupação da secretária da Pessoa Idosa, Christina Barichello. “Vamos realizar dois meses de palestras abertas ao público, para orientar o idoso a não cair na maldade das pessoas”, explicou Christina.
A palestra ocorre toda a sexta-feira, 15h, na Secretaria da Pessoa Idosa, que fica na Rua 1822, n°614.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria da Pessoa Idosa
(47) 3261-5300
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Ricardo de Oliveira
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu