Com o principal objetivo de preservar e restaurar a Mata Atlântica da região, o Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, administrado pela Secretaria do Meio Ambiente (Semam), conta com um viveiro de plantas de 50m² de área total e possui capacidade para o cultivo de aproximadamente 500 espécies de plantas nativas e frutíferas.
Os cidadãos interessados podem se dirigir ao parque, de segunda a sexta-feira, para realizar a retirada das mudas. Segundo o coordenador do viveiro, Marcio Farias, "é feito primeiramente um cadastro com os principais dados do munícipe para que possa, a cada 30 dias, retirar até cinco mudas, uma de cada espécie".
As espécies disponíveis para retirada são Jabuticaba, Ameixa, Molungu Vermelho, Aroeira, Araçá, Grumixama, Guabiroba, Ingá Feijão, Guabijú, Tucaneira, Araucária, Figueira, Paineira, Nona, C. Cajanara, Ingá Macaco, Ipê Amarelo, Goiaba, Alfineteiro, Canafistula, Pau-Brasil, Guarapuvu, Pau-Ferro e Ipê Rosa.
Semanalmente, em visita ao Parque Raimundo Malta, alunos das unidades de ensino de Balneário Camboriú têm contato direto com o solo, onde realizam a plantação, irrigação e colheita de algumas mudas. De acordo com a educadora ambiental da Semam, Mara Zuleica Becker Lins, as crianças são seres multiplicadores de conhecimento. "Este contato desde cedo com a natureza fomenta o cuidado com o meio ambiente para um futuro melhor ao planeta", ressalta Mara.
A doação de mudas é feita no período vespertino, das 13h as 19h, de segunda a sexta-feira. O Parque Raimundo Malta fica localizado no final da Rua Angelina, no Bairro dos Municípios. Mais informações com a Secretaria do Meio Ambiente, pelo telefone (47) 3363-7145.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria do Meio Ambiente (Semam)
Texto: Pedro Henrique Homrich (estagiário)
Foto: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefbc