08.04.2016 - 13:17h
Salas de recursos multifuncionais atendem pessoas com deficiência visual
Nesta sexta-feira (8) é comemorado o Dia Nacional do Sistema Braille no Brasil. A data busca conscientizar a população sobre a importância de políticas públicas para a inclusão das pessoas cegas no sistema educacional do Brasil. Pensando nisso, a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú possui a Sala de Recursos Multifuncionais.
Atualmente, a rede municipal possui 29 salas multifuncionais, destinadas ao atendimento de alunos com deficiência. As salas estão dispostas nos Núcleos e Centros Educacionais do município e são compostas por diversos materiais de ensino. Dentre os equipamentos, há uma impressora Braille, que produz material adaptado para alunos cegos.
Segundo a diretora do Departamento de Educação Especial, Regina Mendes, Balneário Camboriú está preparado para atender todos os alunos. “Atualmente não temos nenhum aluno cego na Rede Municipal de Ensino, mas Balneário tem se preparado para recebê-los”, ressalta Regina.
O Braille foi criado na França, em 1825, pelo francês Louis Braille. O sistema de códigos em alto relevo que representam todas as letras do alfabeto, números, símbolos aritméticos. O sistema é composto por seis pontos divididos em duas colunas de três pontos, formando no total 63 combinações diferentes, sendo cada um representante de um número, letra, pontuação.
De acordo com dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem no país 6,5 milhões de deficientes visuais, equivalente a 3,5% da população, sendo 582 mil cegas e seis milhões acometidos apenas por deficiência visual, classificada como baixa visão.
Origem do Dia Nacional do Sistema Braille
O Dia Nacional do Sistema Braille foi criado em 2010, homenageando José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego do Brasil. José de Azevedo nasceu cego e, aos 10 anos de idade, foi para Paris estudar no Instituto Real dos Jovens Cegos e foi lá que aprendeu a recém-criada técnica de Braille. Ao voltar ao Brasil, ensinou e espalhou o novo sistema de educação para cegos pelo país.
Para mais informações na Secretaria de Educação pelo telefone (47) 3363-7144
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Educação
Texto: Caroline de Borba
Foto: Jéssica Teles
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc