A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio do PROCONBC, orienta os consumidores quanto às trocas de presentes no Natal. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, as lojas não têm a obrigatoriedade de trocar produtos ou aparelhos que não apresentem defeitos. A política de cada estabelecimento é que deve estipular os critérios. Porém, de um modo informal, o comércio costuma manter a prática da troca.
“Em Balneário Camboriú, os lojistas preservam seus clientes. Sempre antes do cliente adquirir o produto é feito um teste, se for aparelho, ou um experimento, caso forem peças de roupa. Aos turistas, cabe tentar a troca antes de voltarem para suas cidades, para evitar possíveis transtornos”, explica o diretor do PROCONBC, Rogério Kunzler.
Kunzler ainda frisa a importância de ficar atento aos preços e sempre exigir a nota fiscal em cada compra. "Deve-se pesquisar e testar o produto antes, além de checar a validade e se o produto possui assistência técnica na região. Caso o produto for de mostruário, a empresa deve informar sobre possíveis defeitos. O prazo de troca é definido pelo próprio estabelecimento", ressalta Kunzler.
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Texto: Rodrigo Rodrigues (estagiário)
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