23.11.2015 - 16:01h
PROCONBC orienta sobre compras pela internet
A popularização da Internet a partir da metade da década de 1990 trouxe mudanças revolucionárias para a sociedade, facilitando a comunicação, acesso à informação e também a compra de produtos ou serviços. Em contrapartida, com o crescimento das vendas online, aumentou também a insegurança por parte dos consumidores. O Fundo Municipal de Defesa do Consumidor (PROCONBC) orienta o cidadão para realizar compras seguras e evitar fraudes.
Segundo dados da eCommerceOrg a respeito das transações via web, os internautas brasileiros irão mover aproximadamente 43 bilhões de reais até o final deste ano. A fim de evitar maiores problemas com as aquisições online, a coordenadora do PROCONBC, Denize Aparecida Grambow, orienta os consumidores a sempre desconfiar. "Quaisquer promoções com procedências duvidosas devem ser desconfiadas por parte dos consumidores. Sites com nomes estranhos e sem identificação do proprietário do domínio se tornam inseguros", ressalta Denize.
Segundo o diretor do PROCONBC, Rogério Kunzler, o órgão disponibiliza-se a atender os consumidores que se sentirem lesados por sites de vendas online. "Procuraremos identificar os sites suspeitos para que possam ser tomadas as medidas cabíveis, de acordo com os direitos do consumidor", afirma Kunzler.
Fim de ano
Com a proximidade do Natal, aumenta a procura por presentes em sites de vendas. O 13º salário impulsiona a comercialização. Segundo o PROCONBC, o site tem o dever de informar data limite de entrega, composição da caixa do produto, valor da taxa de frete e outras especificações. "O consumidor deve evitar comprar pela emoção, devido ao 13º salário e a chegada das festas de fim de ano. Pesquisar e desconfiar são sempre as melhores opções para que uma compra seja realizada com segurança", enfatiza Kunzler.
Para tirar dúvidas, receber mais informações ou realizar uma denúncia, os consumidores podem dirigir-se à sede do PROCONBC, localizado na Rua 2000, nº 856, entre a Terceira e Quarta Avenida, no Bairro Centro. Para entrar em contato via telefone, o número é o (47) 3366-6144. O atendimento funciona das 13h as 18h de segunda a sexta-feira.
Prefeitura de Balneário Camboriú
PROCONBC
Texto: Pedro Henrique Homrich (estagiário)
Foto: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
