Instrumento criado pela Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) funciona como solução alternativa para resolver problemas de consumo, por meio da internet. O serviço pode ser utilizado em todo Brasil e permite uma comunicação direta e eficaz entre prestadores de serviços e seus clientes.
O serviço é simples e funciona a partir do registro de reclamações por meio dos consumidores no site www.consumidor.gov.br. Através do requerimento, as empresas prontamente respondem e os atendimentos são monitorados de forma pública. Para usar o serviço, o consumidor deve, primeiramente, verificar se a empresa sobre a qual quer abrir um chamado, consta na lista de integrantes da plataforma.
Após o cadastro no site e registro da reclamação, as empresas se comprometem a receber, analisar e responder dentro de um prazo de 10 dias. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar e classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida. Os registros dos requerimentos recebidos alimentam uma base de dados pública, com informações, índices de resolução e também de satisfação dos consumidores.
Segundo o diretor do Fundo Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON), Rogério Kunzler, o serviço online não substitui a reclamação feita diretamente nos Procons e nem é um registro eletrônico prévio dessas reclamações. Possui finalidade apenas de antecipar uma possível solução. "Ao registrar seu problema na plataforma virtual, o consumidor ganha tempo e muitas vezes não precisa se dirigir a um Procon para resolver conflitos de consumo, permitindo mais agilidade, também por parte das empresas, em resolvê-los", ressalta Kunzler.
Prefeitura de Balneário Camboriú
PROCON BC
Texto: Pedro Henrique Homrich (estagiário)
Foto: Arthur Miranda
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu