A pouco mais de um mês do fim, o inverno já rende diversas promoções no comércio da cidade. Comumente nestas épocas percebe-se o aumento das liquidações, que visam esgotar o estoque das lojas, evitando assim possíveis prejuízos. O que muitos consumidores reclamam é da duvidosa veracidade destas promoções, que prometem até 70% de desconto nos produtos. O Fundo Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON) informa sobre direitos e deveres tanto de quem vende, quanto de quem compra.
O diretor do PROCON de Balneário Camboriú, Rogério Kunzler, "muitas pessoas nos contatam reclamando que as lojas aumentam o preço dos produtos perto de datas comemorativas para depois realizarem o desconto, o que não daria muita diferença do preço anterior". Kunzler ainda ressalta que os consumidores devem estudar os preços durante o ano para que possam provar a irregularidade. "Constatada a prática abusiva, o comércio é passível de multa que pode chegar a até R$7.555.000,00 dependendo do faturamento da empresa e gravidade do caso", aponta.
Outras dicas importantes
O diretor também informa da importância de checar a validade do produto e se possui assistência técnica no município. Caso for um produto de mostruário, a empresa deve informar sobre possíveis defeitos. Deve-se pesquisá-lo e testá-lo antes da compra, exigindo sempre a nota fiscal, além de verificar a voltagem de aparelhos elétricos para evitar danos. O prazo de troca é estabelecido pela própria loja.
Mais informações com o PROCON, através do telefone 151 ou (47) 3366-6144.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundo Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON)
Texto: Pedro Henrique Homrich (estagiário)
Foto: Arthur Miranda
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