14.07.2015 - 10:48h
Resgate Social já atendeu mais de mil pessoas nesse ano
A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, por meio do Departamento de Resgate Social registrou o atendimento de 1218 pessoas no primeiro semestre deste ano. O número representa um aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2014. O Resgate Social atua na abordagem de pessoas que estejam nas ruas (moradores ou trecheiros), A finalidade do Departamento é garantir que os indivíduos em vulnerabilidade nas ruas não fiquem expostos a situação de risco. Por intermédio do Resgate Social, são fornecidos também, mediante critérios preestabelecidos, outros serviços como concessão de passagens, identificação de familiares, albergue, atendimento de saúde, cuidados de higiene e alimentação. No primeiro semestre foram auxiliados 1110 homens, o que corresponde 91% dos atendimentos, e 108 mulheres. Desse total foram 1053 encaminhamentos para a Casa de Passagem do Migrante. Em contrapartida, o número de orientações, onde a pessoa em situação de rua não aceita nenhum tipo de auxílio caiu 26%. O diretor do Resgate Social, Paulo Roberto de Souza enfatiza que o trabalho do Resgate Social consiste no convencimento, “O departamento jamais força a retirada das pessoas da rua. Elas são encaminhadas conforme a sua vontade, em respeito à lei do direito de ir, vir e permanecer”, frisa. De acordo com Souza, a crise econômica e o desemprego acaba por gerar um grupo grande de pessoas que vão em busca de emprego em outras cidades, Estados até mesmo em outro pais, “Balneário Camboriú é conhecida nacionalmente, então estas pessoas se dirigem para cá, principalmente para trabalhar no ramo da construção civil e no de alimentação. A maioria não está qualificada para a contratação. O que resulta em muitas pessoas acabarem em situação de rua e então procuram o nosso departamento", destaca. O diretor ainda ressalta que, devido ao grande número de atendimentos feitos pelo Departamento, a triagem passou a ser mais rígida, “A abordagem é realizada com veículo da Prefeitura e a equipe do Resgate Social se movimenta por toda a cidade. O objetivo inicial é de identificar a pessoa, saber a origem e para onde pretende ir. Após essa triagem, o indivíduo é encaminhado para a Casa de Passagem do Migrante, posterior a hospedagem, a pessoa recebe o encaminhamento conforme o seu desejo, onde o Departamento faz o fornecimento de passagens, encaminhamentos para o mercado de trabalho ou clínica de dependência química”, salienta. Mais da metade dos atendimentos do Resgate Social são de pessoas que optaram por retornar a sua cidade de origem, sendo expedidas 703 passagens de janeiro à junho. O número de encaminhamentos à Casa de Passagem do Migrante cresceu cerca de 26% em relação ao ano anterior. Dos atendimentos realizados, o maior número de pessoas é do sul do Brasil, totalizando quase 90% dos atendimentos. Houve também um crescimento significativo no auxilio às pessoas vindas dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Neste primeiro semestre, o maior número de pessoas de outros países atendidos pelo Resgate Social, foram os argentinos. O Resgate Social trabalha em parceria com uma rede intersetorial, para facilitar os encaminhamentos. Entre eles estão instituições como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Casa da Cidadania, Ministério Público, Divisão de Investigação Criminal (DIC), Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, entre outros. Para quem encontrar alguém em situação de rua, pode entrar em contato pelo telefone (47) 8839-7075, com Paulo Roberto, ou na Casa de Passagem pelo telefone (47) 3361-7813. O Resgate Social trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados. Para mais informações com Paulo Roberto de Souza, nos telefones (47) 8883-7594, (47) 3363-2745, ou no Departamento de Resgate Social, localizado junto a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, situada na Rua 2.000, 1380, entre Avenida Marginal Leste e Quarta Avenida Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social
Texto: Sérgio Augustin (estagiário)
Foto: Arquivo PMBC
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