30.04.2015 - 13:00h
PA da Barra contabiliza mais de 7.500 atendimentos no último mês
De 1 a 31 de março a Unidade de Atendimento 24 horas da Região Sul (PA da Barra) contabilizou 7.526 atendimentos no geral, sendo que mais de 1.300 destes eram turistas ou pacientes de cidades vizinhas. A enfermeira coordenadora da Unidade, Donara Felix, ressalta que os atendimentos são realizados com base no acolhimento de classificação de risco por cores, que prioriza casos mais graves, e os dias mais movimentados são as segundas e terças-feiras, normalmente entre as 14h e 22h.
Donara explica que os atendimentos não são realizados por ordem de chamada e sim na prioridade do caso com o sistema de urgência e emergência. “A triagem é feita conforme a ordem de chegada e os encaminhamentos médicos conforme a gravidade do caso. Temos também um treinamento interno com nossas recepcionistas para que elas possam identificar com brevidade pequenos sinais de alerta nos pacientes. Isso facilita muito o atendimento”, conta a coordenadora.
Ela ainda ressalta que a Unidade apesar de ser emergencial, lida bastante com casos de baixa complexidade. “Buscamos resolver todos os casos aqui, realizando transferências apenas em casos de emergência e para os casos em que é preciso suporte maior, nosso hospital de referência é o Ruth Cardoso”, diz Donara, enfatizando que dos quase oito mil atendimentos do mês de março, apenas 76 foram encaminhados a outras unidades.
Quadro técnico
A Unidade de Atendimento 24h, localizada no bairro da Barra, possuí dois médicos plantonistas a qualquer hora do dia. Quatro enfermeiras assistentes, sendo uma para cada turno, num plantão de 12h. Tem ainda, 18 técnicos, sendo cinco por dia e quatro à noite, um enfermeiro de apoio que trabalha 8h por dia, porém, está a disposição da unidade durante a noite também e uma enfermeira coordenadora. Além de equipes de atendimento ao público (recepcionistas), equipe administrativa e o atendimento na farmácia.
O subprefeito Elizeu Pereira frisa a importância dessa Unidade na Região Sul. “Nosso trabalho como administradores públicos é lidar com pessoas. O trabalho de uma Unidade como esta é lidar com vidas. Temos aqui uma equipe muito bem preparada, que foca na humanização do ser por meio de um atendimento de qualidade. Trabalha sempre de portas abertas para a comunidade, pensando no bem comum”, comenta.
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Texto: Juliana Nascimento (estagiária)
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