30.04.2015 - 12:45h
Acompanhe como funcionam os agendamentos em unidades básicas e especializadas de saúde
Conforme preconiza o Ministério de Saúde (MS), a saúde pública é divida em duas esferas: atenção especializada e atenção básica. Para sanar as dúvidas de alguns munícipes, a Secretaria de Saúde e Saneamento explica como funcionam os agendamentos de consultas na cidade, bem como as filas especiais nas unidades.
Na Unidade Básica de Saúde Central (Posto da 1500), por exemplo, diariamente, no início do expediente da unidade, são disponibilizados vagas de consulta para as determinadas áreas ofertadas no local. Para conseguir a consulta, o usuário deve ir até a unidade a partir das 7h e apresentar algum documento original com foto e comprovante de residência.
Já nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), supervisionadas pelo Departamento de Atenção Básica, a demanda é organizada e os agendamentos são feitos semanalmente. Segundo a diretora do departamento, Neusa Teixeira, as fichas são ofertadas uma vez por semana, um dia por equipe de ESF, para as vagas da semana seguinte. “Todo dia é feito o acolhimento pela equipe de enfermagem e, se houver a necessidade, o paciente será atendido pelo profissional médico da unidade”, comenta.
Ilva Belinski Martins, coordenadora de Estratégia de Saúde da Família, salienta que a gestão das unidades nos bairros é participativa. “A comunidade opina sobre o que é melhor para eles. O agendamento semanal, um dia para cada equipe de ESF, por exemplo, evita o aumento na fila de espera”, ressalta.
Unidades supervisionadas pelo Departamento de Atenção Especializada possuem agendamentos diferenciados e apresentam demanda vinda através de referência ou contra referência de unidades básicas, isso perante a solicitação de profissionais médicos. Com esse encaminhamento, consultas no Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) e no Ambulatório de Especialidades, por exemplo, são agendadas mensalmente, por meio da Central de Relacionamento com o Usuário SUS (Centrus).
Consultas no Centro de Fisioterapia e Reabilitação (Cefir), no Núcleo de Atenção a Mulher (NAM), no Posto de Atendimento Infantil (PAI), no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (CAPS AD), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) e no Centro de Diagnose são agendadas mensalmente, diretamente nas unidades. Por sua vez, as consultas no Centro Integrado de Solidariedade e Saúde (CISS) são agendadas trimestralmente, também na sede da unidade.
Segundo a diretora do Departamento de Atenção Especializada, Andressa Hadad, os agendamentos nas unidades são feitos através de fichas de atendimentos, sendo que as enfermeiras realizam consultas de acolhimento diariamente, e vagas de encaixes são avaliadas pelo enfermeiro presente na unidade ou pela coordenação. “Dependendo da emergência do caso clínico há a possibilidade da equipe de enfermagem e coordenação realizar o encaixe do paciente que necessita de avaliação para definição de atendimento”, enfatiza. A quantidade de vagas ofertadas em todas as unidades depende das agendas dos profissionais em relação ao número de dias trabalhados ao mês.
A Unidade de Atendimento 24 horas da Região Sul (PA da Barra) não realiza agendamentos, pois a unidade atende demanda diária de urgência e emergência. O mesmo vale para o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que atende demanda livre de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30min às 16h30min.
Mais informações na Secretaria de Saúde e Saneamento de Balneário Camboriú, pelo telefone (47) 3261-6200.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Saúde e Saneamento
Texto: Thiago Julio (estagiário)
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