24.04.2015 - 11:42h
Educação Inclusiva transforma a Escola em um espaço para todos
A Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Especial, busca através de uma equipe de multiprofissionais promover uma Educação Inclusiva de qualidade. Para uma melhor integração dos alunos com deficiência auditiva nas classes comuns o município conta com cinco interpretes de libras distribuídos nos Centros Municipais Educacionais (CEMs) Presidente Médice, Jardim Iate Clube, Governador Ivo Silveira e o Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA) e um instrutor de Libras que atua nos Centros Educacionais Municipais (CEMs) Jardim Iate Clube e Ivo Silveira.
O intérprete de Libras nas Unidades Escolares, viabiliza a comunicação entre surdos/ouvintes, por meio da LIBRAS para a língua oral e vice e versa. Também interpreta as atividades didático-pedagógica e culturais desenvolvidas nas unidades de ensino viabilizando o acesso aos conteúdos curriculares. O Instrutor de LIBRAS ensina a língua de sinais e pode ser surdo ou ouvinte. O município conta com um instrutor surdo.
Segundo Aldeneide Merenciano da Silva, diretora do CEM Jardim Iate Clube, o interprete fica direto na sala de aula com o aluno e o instrutor, além de trabalhar no contra turno com os alunos com deficiência auditiva, trabalha também com o restante da turma “ O instrutor trabalha em conjunto com a turma para que a integração e aprendizagem sejam mais amplas” ressaltou.
Língua Brasileira de Sinais (Libras)
É a língua materna do surdo usada e difundida nas comunidades surdas e afins, como dispõe no decreto nº.5626/05, que regulamenta a Lei nº. 10.436. Possui estrutura gramatical própria que não está vinculada a língua oral, no nosso caso a língua portuguesa. Na composição da Libras um fator importante é expressão corporal e facial.
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a Libras não é uma língua universal, cada país assim como possui sua própria língua, também possui sua própria língua de sinais. É um mito acreditar que o surdo também é mudo. São deficiências distintas que não possuem associação entre si. Os surdos possuem total capacidade de falar, porém, por não escutarem muitos não desenvolvem a fala, mas emitem sons vocais normalmente.
Departamento de Educação Especial
Os profissionais do Departamento buscam cada vez mais a participação dos alunos com deficiência para que seja garantida nas classes comuns, estimulando projetos que possibilitam a busca de novos mecanismos para favorecer a prática pedagógica e a inclusão social. É realizado mensalmente reuniões com a equipe dos profissionais, onde debatem sobre os projetos que estão sendo realizados nos Núcleos e Centros Educacionais.
Para a obtenção de uma Educação Inclusiva de qualidade o Departamento de Educação Especial é formado por uma equipe de multiprofissionais.
- Apoio Pedagógico Especial (educadoras especiais e pedagogas);
- Fonoaudiólogos;
- Psicólogos;
- Instrutores e Interpretes de Libras;
- Sala de Recursos Multifuncionais.
Para mais informações com o Departamento de Educação Especial pelo telefone (47) 3363-7144
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Educação
Departamento de Educação Especial
Texto: Sérgio Augustin (estagiário)
Foto: Sérgio Augustin
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
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