05.03.2015 - 17:40h
SAMU realiza mais de três mil atendimentos em 2014
Para atender situações emergenciais, Balneário Camboriú conta com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Com duas unidades móveis, uma básica coordenada pelo município e outra avançada administrada pelo Estado, o SAMU realiza atendimentos médicos de primeira instância, antes de conduzir o paciente para o hospital mais próximo. Só em 2014, foram realizados 3.263 atendimentos. Do número total, 52,3% são atendimentos clínicos, 15,3% são traumas e 14,4% decorrentes de acidentes de trânsito.
Atualmente, a equipe do município é constituída por um coordenador enfermeiro, seis técnicos de enfermagem e seis motoristas socorristas, que trabalham em plantão, 24 horas por dia, durante todos os dias da semana. De acordo com a coordenadora e enfermeira do SAMU, Juliana Marion Delatorre, “em 60% dos casos, os pacientes são liberados no local e orientados a procurar um posto de saúde”.
O serviço de emergência é acionado através do número de telefone 192, onde passa pela Central de Regulação, no qual um técnico auxiliar de regulação médica (TARM) recebe o chamado e coleta as informações referentes à ocorrência. Logo em seguida, ele transfere a ligação para um médico regulador, que dá suporte de atendimento através da tele medicina, além de triar se há ou não a necessidade do envio de ambulâncias, e difere se é um atendimento básico ou avançado. Se houver a necessidade de deslocamento, um raio operador (RO) identifica e informa a unidade mais próxima, que se desloca imediatamente para a ocorrência. Segundo a coordenação do SAMU, essa operação deve durar aproximadamente 2min30s.
A Bravo 01, ambulância do SAMU, é totalmente equipada para dar o suporte básico de vida, tanto em situações clínicas quanto no atendimento de trauma (APH). Em 2009, um desfibrilador automático externo (DEA) foi adquirido para aumentar as chances de sobrevivência de pacientes vítimas de parada cardiorrespiratória.
Segundo o motorista socorrista do SAMU, Fábio César Restof, é ofertado aos munícipes uma boa qualidade de serviço porque a população confia no trabalho dos funcionários. “Vêm crescendo a qualidade no número de atendimentos porque o serviço está sendo creditado pela população. Além disso, as equipes são capacitadas por bons cursos preparatórios oferecidos pela Secretaria de Saúde”, comentou.
Mais informações com Juliana Delatorre, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pelo telefone (47) 3363-8637.
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Texto e fotos: Thiago Julio (estagiário)
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