A Secretaria de Saúde e Saneamento aderiu neste ano ao sistema Ouvidor SUS do Ministério da Saúde, que opera em todo o Brasil coletando sugestões, reclamações e demais demandas relacionadas a rede pública de saúde. Atualmente, a ouvidoria da secretaria funciona nas dependências da prefeitura, cadastrando as demandas no sistema, aderindo e providenciando respostas e soluções.
De acordo com o ouvidor da Secretaria da Saúde, Ordenante Alves Neto, a ouvidoria é um importante canal de comunicação entre o cidadão e o gestor, além de recolher dados que servem de subsídio para tomadas de decisão. “Denúncias, reclamações, sugestões, elogios e outras solicitações são sempre bem-vindas, pois representam a visão do cidadão frente ao sistema público de saúde, pois se transforma em espaço de cidadania”, ressalta.
Neto ainda ressalta que as manifestações do cidadão têm prazos definidos para resposta. O tempo pode variar de acordo com o grau de complexidade da solicitação, crítica ou demais demandas. No caso de denúncias e reclamações, o prazo máximo de resposta é de 90 dias, enquanto sugestões e pedidos de informação têm prazo de 15 dias. “Além disso, quando o e-mail estiver cadastrado na solicitação, o cidadão recebe a atualização da situação de sua demanda”, explica.
O telefone da ouvidoria é o 0800 644 3388 e funciona das 8h às 18h.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Saúde e Saneamento
Texto: Luzara Pinho (estagiária)
Foto: Gerusa Florencio
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