20.01.2015 - 17:44h
Resgate Social auxiliou mais de 1800 pessoas em vulnerabilidade nas ruas
O Departamento de Resgate Social, da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social auxiliou 1827 pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas do município, em 2014. A maioria dos atendidos é homem, totalizando 1623 abordados. As mulheres auxiliadas somaram 204. Além das abordagens, o Resgate Social realizou outras ações como a 6ª Ação Literária, Operação Inverno e Operação Verão.
O departamento registrou, durante o ano, 1645 encaminhamentos à Casa de Passagem do Migrante, 969 cessões de passagem rodoviária ao município de origem e 1349 orientações, que consiste na ação de orientar pessoas em situação de rua, que são moradoras do município ou, que não aceitam a ajuda do Resgate Social. A maioria dos auxiliados está na faixa etária entre 18 e 30 anos e não fazem uso de bebida alcoólica ou outras drogas.
Os meses com maior número de atendimentos foram janeiro e dezembro, em decorrência da temporada de verão. Em janeiro de 2014, o departamento intensificou o trabalho de abordagem, que resultou nos menores índices de atendimento nos meses de fevereiro e março. Em dezembro, o Resgate Social realizou a Operação Verão em conjunto com a Guarda Municipal. A operação teve início no dia 23 de dezembro, a fim de fortalecer o trabalho de abordagem durante as festividades de fim de ano.
Nos meses de junho, julho e agosto, o departamento realizou a Operação Inverno. A ação foi intensificada com rondas por toda a cidade, além do recadastramento de pessoas em situação de rua, na intenção de verificar as necessidades de cada uma. Conforme os registros, muitas pessoas requisitaram encaminhamento para Centros de Tratamento para Dependentes Químicos e passagens rodoviárias para o município de origem. Logo após o término da Copa do Mundo, foi registrado o maior número de estrangeiros auxiliados. “Os cidadãos argentinos se tornaram o quinto maior grupo de atendimento em 2014”, ressalta o secretário de Inclusão Social e diretor de Resgate Social, Paulo Roberto de Souza.
Outras Ações
O Departamento realizou, no mês de abril, a 6ª edição da Campanha Ação Literária. A ação consiste na arrecadação de livros e revistas para a implantação ou reposição das bibliotecas dos Complexos Penitenciários, Comunidades Terapêuticas e Casas de Acolhimento. Na ocasião, foram entregues em torno de 4100 livros para as Comunidades Terapêuticas Viver Livre, Redenção, Equilibrium, para os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) II e AD, para o Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí (Canhanduba) e para a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Brusque.
No mês de maio, o departamento recebeu um novo veículo que consiste em uma van com 16 lugares, o que resultou na maior eficiência das atividades e mais conforto para os agentes e abordados. “Essa foi uma grande conquista para o Resgate Social, que nos ajudou a melhorar o atendimento”, aponta Souza. O secretário ainda acrescenta que o ano de 2014 foi extremamente positivo para o departamento. “Em 2014 estávamos bem preparados, planejamos ainda melhor o trabalho e obtivemos sucesso nas ações”, destaca.
Em 2014, foi implantado no Resgate Social o sistema Resposta Rápida, que consiste no retorno imediato ao denunciante, sobre a situação do abordado pelo Agente Social. O objetivo desse sistema é dar retorno sobre o sucesso e o encaminhamento do indivíduo. De acordo com o secretário, Paulo Roberto de Souza, a intenção é implantar esse sistema em todos os departamentos da Secretaria de Inclusão, em 2015. “Dessa forma otimizaremos o trabalho”, aponta.
O secretário acrescenta, que em 2015 a expectativa é otimizar a Casa de Passagem do Migrante, com bebedouro, toldos, uniformes, crachás e computadores. “Queremos oferecer mais conforto para os abrigados e mais opções para distraí-los das vulnerabilidades”, ressalta.
O Resgate Social trabalha em regime de plantão, 24 horas por dia e sete dias por semana, inclusive nos domingos e feriados. Moradores e turistas que avistem pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas, podem entrar em contato com o departamento pelo telefone: (47) 8839-7075.
Mais informações com o secretário de Inclusão e diretor do Resgate Social, Paulo Roberto de Souza, pelo telefone: (47) 8883-7594 ou 3363-2745.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social
Texto: Gerusa Florencio (estagiária)
Fotos: Divulgação Resgate Social
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