07.01.2015 - 17:09h
Caps II realizou mais de 20 mil atendimentos em 2014
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II realizou 20711 atendimentos em 2014. A unidade especializada em saúde mental, oferece tratamento para adultos que sofrem transtornos mentais moderados e graves, no município. Em 2014, o Caps atendeu 2019 usuários.
Entre os atendimentos realizados na unidade estão consulta médica, consulta de enfermagem, assistência social, avaliação terapêutica e terapia individual. Em 2014 foram realizados 7970 atendimentos psiquiátricos, 403 de assistência social, 2077 de psicologia, 1457 de enfermagem, 601 de terapia ocupacional e 8203 atendimentos farmacêuticos. O Caps também oferece tratamento para oito grupos semanais, sendo dois de apoio, dois terapêuticos e quatro de oficinas. Atividades como artesanatos, pintura, música e recortes e colagem são realizadas com foco terapêutico. Cada grupo conta com uma média de 10 pessoas.
De acordo com a coordenadora do Caps II, Helena Okopnik diversas melhorias ocorreram durante 2014. Uma delas, foi a abertura do Caps AD – álcool e outras drogas, no mês de julho. “O direcionamento dos usuários em decorrência do abuso de substâncias lícitas e ilícitas ao Caps AD, resultou no melhor atendimento aos usuários com doenças psiquiátricas nessa unidade”, aponta.
A coordenadora também conta, que a demanda médica foi controlada por meio da contratação de mais um médico. A fila de espera também diminuiu, por meio de um organizado intensivo com psicólogos, para o atendimento da psicologia. A unidade dispensava medicação somente no período vespertino, e, com a contração de um farmacêutico a fila e as reclamações diminuíram. “Desde o final do mês de julho foi criada uma nova forma de atuação e tudo passou a ser controlado e checado pela coordenação”, comenta Helena, que coordena a unidade desde então.
O número de faltas às consultas era significativo. No intuito de resolver o problema e melhorar o fluxo do trabalho, a equipe promoveu a conscientização dos usuários quanto à falta nas consultas. “Estamos explicando a cada usuário e aos familiares a importância de comparecer na consulta no dia marcado”, destaca. Helena ainda comenta, que muitos faltavam na consulta e no dia seguinte, compareciam à unidade pedindo receita médica. “A partir da conscientização a maioria passou a ser mais comprometida com o tratamento, o que resultou na melhoria do nosso trabalho”, salienta.
Atendimento deve melhorar em 2015
A coordenadora do Caps II conta que neste ano, pretendem implantar melhorias que resultem em um atendimento ainda melhor. “Queremos garantir o tratamento da melhor forma possível”, declara. Um dos objetivos, é realizar o matriciamento dos usuários ambulatoriais para as unidades básicas de saúde de cada bairro. “Desta forma, poderemos realizar o que o Caps preconiza como unidade especializada”, aponta.
A melhoria da estrutura física da unidade também é uma meta da coordenação, além da reorganização do atendimento e apoio dos profissionais, para as famílias dos usuários portadores de doenças psiquiátricas. Em 2015, as agendas médicas serão mais organizadas, terão mais horários que serão mais distribuídos. “Queremos que tanto o usuário quanto o profissional tenham mais conforto e privacidade no atendimento”. Helena ainda destaca, que a intenção é transformar o Caps II em uma unidade de atendimento com foco nas terapias e não somente no tratamento medicamentoso.
O Caps II está localizado na Rua Dom Henrique, n° 860, Bairro Vila Real. O horário de atendimento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para almoço.
Mais informações com a coordenadora, Helena Okopnik, pelo telefone: (47) 9704-5867 ou 3361-9311
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Texto e Fotos: Gerusa Florencio (estagiária)
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