12.12.2014 - 10:15h
Pisos táteis garantem segurança aos deficientes visuais
As calçadas têm a finalidade de garantir acessibilidade e segurança aos pedestres, assim como o direto de ir e vir com liberdade e autonomia. Os pisos podotáteis garantem esse direito aos deficientes visuais. Para manter Balneário Camboriú acessível a todos, a Administração Municipal orienta a população em como implantar a sinalização tátil.
No Brasil existem dois tipos de piso táteis, o direcional e o de alerta. O piso direcional ou guia tem a função de guiar o cidadão por meio de uma trilha. Já o piso de alerta tem por objetivo avisar sobre obstáculos ou perigos eminentes, como rampas ou degraus.
De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Orçamentária, Jone Antônio Moi, as calçadas novas devem ser construídas com o piso tátil. “Orientamos os proprietários como executar a construção dos passeios, assim como as adaptações para deficientes visuais conforme a NBR 9050/2004. Nossos fiscais também aconselham os moradores que já possuem calçadas em como implantar os pisos podotáteis”, explica.
Em Balneário Camboriú, a manutenção, conservação e limpeza de calçadas são de responsabilidade do proprietário do imóvel, conforme a Lei Municipal nº 2794/2008.
Dia Nacional do Deficiente Visual
Dia 13 de dezembro é o Dia Nacional do Deficiente Visual. A data foi criada em 1961, pelo então Presidente da República Jânio da Silva Quadros. O dia surgiu como forma de incentivar a solidariedade humana, estabelecida na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que preserva o direito de igualdade entre todos, sem discriminação e a qualquer nível e gênero.
Para mais informações entrar em contato com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Orçamentária.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Orçamentária
Texto: Marcelo Martim (estagiário)
Foto: Celso Peixoto
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu