05.12.2014 - 15:35h
Procon confirma aumento de preços antes da Black Friday
O Programa Municipal de Defesa dos Direitos do Consumidor de Balneário Camboriú (Procon) realizou, nos meses de outubro e novembro, a fiscalização dos preços de alguns produtos antes da Black Friday, que aconteceu no dia 28 de novembro. O relatório preliminar com a análise completa da inflação de valores, finalizado nesta quarta-feira (3), apontou que os preços aumentaram antes da data promocional.
A pesquisa foi realizada em sete lojas online, no período de 16 de outubro até 27 de novembro, véspera da Black Friday. Os produtos pesquisados foram refrigerador, televisor, fogão quatro bocas e um smartphone. Diante da pesquisa, o Procon observou que os estabelecimentos aumentaram o valor de todos os produtos analisados e ofereceram descontos somente nas mercadorias que estavam em promoção. Como exemplo está o refrigerador, que em uma das lojas verificadas não estava na promoção. No dia 22 de outubro o preço era R$ 1282,40 e na Black Friday, o produto custava R$ 1471,55.
O smartphone, anunciado pelas empresas como mercadoria da promoção teve o preço inicial de R$ 1169,10. Nas semanas seguintes, o valor foi inflado para R$ 1424,05 e na Black Friday, o produto foi vendido por R$ 810. De acordo com a diretora do Procon, Ornella Cristine Amaya, houve desconto real do produto, mas não o mesmo anunciado pela loja.
A diretora ainda acrescenta, que uma análise completa dos dados coletados, pode demorar até 30 dias, como foi o caso deste relatório. O Procon confirmou diante da pesquisa e da quantidade de informações, o aumento geral dos preços para a Black Friday e que o desconto real foi aplicado somente nos produtos inclusos na promoção. “Os produtos da promoção realmente tiveram descontos, já os que não estavam em oferta, apresentaram em média 20% de aumento nos preços”, finaliza a coordenadora.
Dicas para o consumidor
O Procon orienta que os consumidores que desejam realizar uma denúncia, devem guardar alguns dados da empresa, como por exemplo, o print screen da tela com o preço do produto, dados da loja, como o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço físico e telefone. O conjunto dessas informações facilita o trabalho de instauração de processo administrativo, se for o caso. O consumidor deve denunciar a empresa caso verifique que não foi cumprido o combinado. Situações como demora na entrega, vícios no produto, mercadoria diferente da escolhida, venda de produtos não solicitados ou qualquer outra situação que o tenha lesado, podem ser denunciadas.
O Procon está a disposição do consumidor, na rua 2000, n° 856 entre a Terceira e Quarta Avenidas. O horário de atendimento é das 13h às 18h de segunda a sexta-feira.
Mais informações pelo Disque Procon,151, ou pelos telefones: (47) 3367-0619, 3366-6144 e 3268-6707.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Procon de Balneário Camboriú
Texto: Gerusa Florencio (estagiária)
Fotos: Celso Peixoto / Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
