06.11.2014 - 13:46h
Projetos desenvolvem a linguagem escrita e oral dos alunos
O Núcleo de Educação Infantil (NEI) Carossel realizou os projetos ‘O contador de Histórias’ e ‘Texto Enlatado’, onde desenvolveram a linguagem oral e escrita das crianças. Essa ação foi feita com os alunos de 4 a 6 anos, e tem por objetivo proporcionar condições para o desenvolvimento do hábito de leitura no contexto escolar e extraescolar e desenvolver a oralidade da criança através do reconto em sala de aula. A coordenadora pedagógica do NEI, Ana Paula Boeira, afirmou que essas ações proporcionaram condições para o desenvolvimento do hábito da leitura de diversos gêneros no contexto escolar, estimulando a amizade e incentivando a troca de experiências entre as turmas. “Trabalhar com vários tipos de textos permite que as crianças percebam a diferença entre a ficção e a realidade durante a leitura, onde fazem comparação com o que ouvem, com o que vêem e o que assistem na televisão, trocando opiniões e colocando o que sabem sobre o assunto”, salienta. As professoras Daili Gosinho, Vanessa Cardoso, Denise Almeida, Ana Carolina Soares, Eunice Amorim, Glória Regina dos Santos e Gabriela Pereira auxiliaram nessas atividades. “Considerando que a escola é um espaço propício para impulsionar as práticas de uso da língua, nosso objetivo é estimular a criatividade de todos os envolvidos, alunos e professores, na concretização e finalização do texto recebido”, ressalta, Denise Almeida. Ações Desenvolvidas As professoras, após apresentarem o projeto ‘O contador de Historias’, explicaram sobre a dinâmica das crianças e das famílias. As professoras realizaram a seleção dos livros e das crianças por sorteio. Em casa, as famílias leram a história para a criança, que depois elaborou desenhos que representavam a mesma. No dia seguinte, o aluno levou para sacola e fez o reconto para os amigos em sala, apresentando a ilustração feita. O Contador de Histórias usou um chapéu colorido e um avental.
Já o projeto ‘Texto Enlatado’ foi uma maneira mais dinâmica. Em uma lata, cada turma, uma de cada vez, colocou um texto para outra turma. A turma que recebeu a lata deve registrar as atividades do texto recebido, exercitando a criativadade de alunos e professores. Os registros foram feitos no caderno de produção e compartilhados com todas as turmas.
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Texto: Emily Prado (estagiária)
Foto: NEI Carrossel
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