Já está disponível a partir desta semana, o portal consumidor.gov.br em todo o Estado. A plataforma foi desenvolvida e é monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon) e pelos Procons. O portal consiste em um serviço público onde o consumidor pode registrar reclamações aos fornecedores em qualquer dia e horário. O serviço estará disponível em todo o Brasil a partir do dia 1° de setembro.
Antes de registrar a reclamação, o consumidor deve realizar um cadastro e é importante que ele verifique se a empresa da qual ele deseja reclamar está cadastrada no portal. A partir da reclamação registrada, a empresa tem o prazo de 10 dias para manifestar a resposta. As empresas que aderem ao portal têm a obrigação de solucionar os problemas direcionados à ela.
A diretora do Procon de Balneário Camboriú, Ornella Cristine Amaya, destaca que esta é uma excelente ferramenta que além de ampliar o serviço por estar disponível 24 horas, vai proporcionar aos consumidores maior comodidade no registro de suas reclamações. “O portal é uma ferramenta para levantamento e melhoria das políticas públicas de relação de consumo”, ressalta. A diretora ainda comenta que se a resposta não for satisfatória para o consumidor este poderá instaurar um processo na sede do Procon.
Em caso de dúvidas ou reclamações entre em contato com Disque Procon, pelo 151. A sede do Procon está localizada na Rua 2000, n° 856, entre a Terceira e a Quarta Avenidas. O horário de atendimento é das 13h às 18h de segunda a sexta-feira. Para acessar o portal clique no link: https://www.consumidor.gov.br/
Mais informações pelos telefones: (47) 3367-0619, 3366-6144 e 3268-6707.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Procon de Balneário Camboriú
Texto: Gerusa Florencio (estagiária)
Fotos: Celso Peixoto
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br