Com o intuito de otimizar e facilitar os serviços, a Procuradoria Geral do Município, implanta desde o final 2011 o sistema de digitalização de documentos. Esse sistema, além de facilitar a comunicação interna e agilizar os trabalhos realizados, colabora com a economia de papel, gerando mais espaço físico e preservando o meio ambiente.
Atualmente, o setor possui cerca de 45 mil arquivos digitalizados, entre autos suplementares (cópias dos processos judiciais), petições judiciais, memorandos, pareceres, despachos, ofícios, entre outros. Além disso, os procuradores municipais recebem seus documentos de trabalho digitalizados através de sistema online, contribuindo para a agilidade dos processos. "Os documentos digitalizados geram resposta mais rápida para o contribuinte e para o município. A busca constante pela facilidade e essência da produtividade ajuda tanto na comunicação interna como na resposta dos processos", destaca o procurador geral do município, Marcelo Freitas.
Outro benefício da implantação da digitalização é a redução de custos, principalmente com as cópias que antes eram efetuadas. "Hoje, nós digitalizamos todos os documentos que chegam e que saem da procuradoria. Ficam arquivados fisicamente somente os documentos originais", explica Taísa Duwe, distribuidora da Procuradoria Geral.
Também está sendo implantado pela procuradoria do município o monitor de leitura, no qual o procurador, com o auxilio de outro monitor de computador, consegue ter acesso ao processo digital e executar o trabalho ao mesmo tempo. "Alguns equipamentos para a implantação do sistema de tela de leitura já foram adquiridos e estão sendo implantados gradativamente", explica Taísa.
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Texto: Luzara Pinho (estagiária)
Foto: Celso Peixoto
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