21.07.2014 - 14:25h
Projeto Nossa Escola, Nossa Praia é oferecido o ano todo
O Projeto Oficinas de Ensino Complementar, da Secretaria de Educação, oferece durante todo o ano letivo o Projeto Nossa Escola, Nossa Praia, em todos os Centros Educacionais Municipais (CEMs). Participam das atividades oferecidas em contra turno escolar os alunos do 1° ao 9° ano.
A iniciativa foi lançada em setembro de 2011 e desde então, vem integrando alunos das escolas municipais por meio das atividades realizadas nas areias da Praia Central, na região do Pontal Norte e nas escolas. Os jogos acontecem três vezes por semana, na terça, quarta e sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino com duas escolas participantes. Entre as modalidades realizadas estão futebol de areia, queimada, mini-tênis, frescobol e voleibol. Os jogos acontecem durante o ano todo e são divididos em quatro eventos: JILART, realizado no mês de maio; JICIT, em junho; JISAMA, em agosto; e finaliza com o JICIG, em setembro. Ao final dos jogos, todas as crianças ganham medalha.
Em 2013, aproximadamente três mil alunos participaram do Projeto totalizando oito mil atendimentos. De acordo com o coordenador do Nossa Escola, Nossa Praia, Jorge Luiz Tridapalli, os jogos têm o intuito de recreação e integração e não de competir. “Além das atividades oferecidas em contra turno escolar que propiciam momentos diferentes para as crianças, o projeto também promove a socialização das escolas, um dos principais objetivos”, ressalta.
O ano letivo começa com o JILART que consiste nos Jogos de Integração dos CEMs Nova Esperança, Alfredo Domingos, Dona Lili, Dona Lila, Taquaras e Geovânia de Almeida. Os jogos aconteceram entre 19 e 23 de maio e contaram com a participação de 1208 crianças do 1° ao 5° ano. Entre as modalidades oferecidas estão futebol, xadrez, salto em distância, dentre outros.
Em junho teve início o JICIT, Jogos de Integração dos CEMs Caic Ayrton Senna da Silva, Tomaz Francisco Garcia e Governador Ivo Silveira. Os jogos aconteceram entre 24 de junho e 2 de julho e contaram com a participação de 1171 alunos do 1° ao 5° ano das três escolas. Em agosto acontecerá o JISAMA, integrando os CEMs Vereador Santa, Antônio Lúcio, Presidente Médici e Ariribá. A expectativa para esta edição é de que pelo menos 1972 alunos do 1° ao 5° ano participem dos jogos.
O Projeto encerra com o JICIG que integrará os CEMs Iate Clube, Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Rodesindo Pavan e Armando César Ghislandi. Os jogos estão previstos para acontecer em setembro, entre os dias 15 e 19. Aproximadamente 940 alunos também do 1° ao 5° ano, devem participar desta edição. Futebol de campo e salão, voleibol e mini-basquete estão entre as modalidades oferecidas.
O coordenador, Jorge Luiz Tradapalli, comenta que visa a ampliação das atividades do Projeto, a ser realizado também na Barra Sul. “Pretendemos atingir também as escolas agrestes estaduais e particulares, nas proximidades da Barra Sul, sem a utilização de transporte”, explica. O coordenador conta, que o desejo é abrir um novo pólo com as mesmas atividades já oferecidas, no intuito de integrar mais crianças no Projeto. “É gratificante utilizar o espaço que o município tem para a realização de atividades como essas, que integram as crianças e ocupam o tempo em que estão fora das escolas”, finaliza.
Mais informações pelo telefone (47) 3264-7154
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Educação
Texto: Gerusa Florencio (estagiária)
Fotos: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
![](https://www.bc.sc.gov.br/img/icones/ico_down_branco.gif)