10.04.2014 - 16:34h
PROCON de BC dá dicas para as compras de Páscoa
Com a chegada das comemorações de Páscoa, os consumidores já começam a se preparar comprando chocolates e peixes para a celebração que será no dia 20 de Abril. Hoje, o mercado oferece uma diversidade de produtos ao consumidor e estar atento no momento das compras é importante para a sua segurança. O PROCON de Balneário Camboriú orienta consumidores para realizar boas compras, garantindo uma boa Páscoa.
Chocolates
Em primeiro lugar, o consumidor deve sempre fazer uma pesquisa de preços, importante para seu custo-benefício. O PROCON realizou recentemente uma pesquisa nos supermercados do município, a lista com as marcas e gramaturas analisadas pode ser solicitada pelo consumidor na sede do PROCON.
Nos ovos de chocolate, observe se no rótulo há informações como data de validade, peso líquido, composição e também os ingredientes que compõem o produto, pois algumas pessoas não podem ingerir açúcar ou glúten, por exemplo. É importante ficar atento ao peso dos ovos, pois as numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos, não são equivalentes entre as marcas. Se optar por ovos dispostos em bancas de promoção que estejam quebrados, normalmente mais baratos que outros em perfeitas condições, o fornecedor não tem a obrigação de trocar o produto.
A embalagem deve estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza, de odor forte e de fontes de calor. Verifique se há sinais de violação do conteúdo, como furos ou amassados, pois é a embalagem quem protege o produto de insetos e de contaminação. Caso o chocolate amoleça, ocorre a separação da gordura e ele adquire coloração esbranquiçada e odor.
Quando houver brinquedos no interior do produto, o consumidor deve observar se a embalagem possui o selo do INMETRO, além da idade recomendada para o uso do brinquedo. De acordo com a diretora do PROCON, Ornella Cristine Amaya, evitar de fazer compras com as crianças é uma boa opção para adquirir produtos com custo-benefício. “As crianças geralmente são induzidas pelo marketing, portanto, os pais que não querem ter problemas no orçamento é importante que não as levem junto”, explica.
Ao optar por produtos de fabricação caseira, solicite uma visitação a cozinha e a degustação do mesmo antes da compra. Os fornecedores de produtos artesanais devem seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados e também são obrigados a fornecer a nota fiscal, pois ela é a principal garantia do consumidor no caso de troca ou reclamação.
Peixes
Os peixes frescos devem ser conservados em gelo. Verifique se os olhos estão brilhantes e as escamas bem presas ao corpo. A higiene e o armazenamento também devem ser verificados. No supermercado, devem estar em balcão frigorífico e na feira, é necessário ter gelo picado por cima. O peixe deve estar exposto em balcão de aço inox inclinado, protegido do sol e de insetos. É obrigatório o uso de luvas descartáveis para os feirantes.
No caso dos peixes congelados vendidos em embalagens, estes devem estar armazenados em um balcão que não esteja superlotado, pois isso impede a circulação do ar frio e compromete a sua qualidade. O produto congelado deve estar conservado sempre a temperaturas inferiores a -18°C graus e o resfriado, abaixo de zero grau. Verifique no rótulo o registro do órgão de fiscalização competente, a indicação de temperatura para conservação, a data de acondicionamento e o prazo de validade. Depois de descongelado é recomendável que o produto seja consumido o mais breve possível.
Alguns estabelecimentos comercializam peixes em pagamento parcelado. O consumidor deve ficar atento e certificar-se quanto as vantagens e desvantagens desta opção, verificando as condições e a existência de juros. A forma de pagamento deve ser apresentada ao consumidor de forma clara. Quando em parcelas, deve ser informado o preço à vista, número e valor de cada parcela, a identificação dos juros cobrados e o valor total financiado.
Em caso de dúvidas ou reclamações o consumidor pode ser atendido na sede do PROCON, localizada na Rua 2000, nº 856, entre a Terceira e a Quarta Avenida. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 13h às 18h.
Mais informações podem ser obtidas pelo Disque PROCON no 151, ou pelos telefones: (47) 3367-0619, 3366-6144 e 3268-6707.
Prefeitura de Balneário Camboriú
PROCON de Balneário Camboriú
Texto: Gerusa Florencio (estagiária)
Foto: Celso Peixoto
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
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