07.04.2014 - 13:47h
Resgate Social atendeu mais de 100 pessoas em Março
Durante o mês de Março de 2014, o Departamento de Resgate Social, da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social auxiliou no total 125 pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas. Desse total, apenas 10 são mulheres.
Entre os encaminhamentos realizados, 114 foram para a Casa de Passagem do Migrante, 54 receberam encaminhamento de passagem rodoviária para o município de origem e foram realizadas 145 orientações. A maioria dos auxiliados que somam 40, pertencem a outros municípios de Santa Catarina. Em segundo lugar está o Paraná, com 38 auxílios. Estrangeiros da Argentina e Uruguai também foram auxiliados pelo departamento.
O número de atendimentos do mês de Março de 2014, foi o menor comparado ao mesmo período dos últimos quatro anos. Em 2010, foram totalizados 160 atendimentos, sendo que este ano houve uma queda para 125. De acordo com o diretor do Departamento de Resgate Social, Paulo Roberto de Souza, esse número regride a cada ano. “Isso é resultado direto da intensificação dos trabalhos durante os meses de janeiro e fevereiro”, ressalta. Já o número de encaminhamentos à Casa de Passagem do Migrante continua aumentando, pois a quase totalidade dos abordados desejam este encaminhamento.
Resgate recebe Assistente Social de Fortaleza
No mês de Março, o Departamento recebeu a visita da assistente social de Fortaleza, da ONG Instituto Irmã Giuliana Galli, Marília Débora Lopes Carvalho. Marília permaneceu na cidade por cinco dias apenas a passeio, mas lhe chamou a atenção o fato de não avistar nenhum morador de rua nesse período. “Por meio do olhar técnico me despertou a curiosidade em saber porque não haviam moradores de rua em Balneário Camboriú”, declarou.
O diretor, Paulo Roberto de Souza recebeu a assistente, que buscou conhecer o trabalho do departamento. Foi feita uma explanação sobre os serviços e encaminhamentos realizados. De acordo com Marília Carvalho, o Resgate Social do município tem um diferencial por trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana. Ela conta que em Fortaleza também é realizado este trabalho mas em horário comercial, de segunda a sexta-feira para atender a demanda da metrópole. “Há apenas uma casa de passagem para atender toda a região metropolitana, que hoje possui mais de três milhões de habitantes”, explica.
A assistente conta que em Fortaleza o índice de pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas infelizmente é muito alto “Com certeza o de trabalho do Resgate Social de Balneário Camboriú, serve de modelo para Fortaleza, pois é feito de forma rápida e eficaz nos encaminhamentos”, diz. Ela ainda comenta que se o trabalho fosse realizado 24 horas por dia, diminuiria o número de pessoas em situação de rua. “Trabalhar com Resgate Social é um bom investimento em qualquer lugar do Brasil”, declara.
O diretor Paulo Roberto de Souza agradeceu a visita da assistente e o seu interesse em conhecer o trabalho do Resgate. “Ficamos felizes com o interesse das pessoas pelo nosso trabalho, sinal de que estamos no caminho certo e também procuramos sempre melhorar as nossas ações em busca de resultados ainda melhores”, finaliza.
Mais informações com o diretor de Resgate Social, pelo telefone: (47) 8883-7594
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Desenvolvimento Inclusão Social
Texto: Gerusa Florencio (estagiária)
Foto: Paulo Roberto de Souza
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
