05.01.2014 - 14:14h
Abastecimento de água está normalizado em Balneário Camboriú
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) informa que está normalizado o abastecimento de água em Balneário Camboriú. Segundo o diretor geral da Emasa, Valmir Pereira, os reservatórios 1 e 2 estão retomando gradativamente suas capacidades neste final de semana, que são de seis milhões de litros de água cada um. “Este acompanhamento nos tranquiliza, pois quando o reservatório está enchendo é porque a pressão aumentou e o sistema está recuperado, consequentemente os domicílios já estão abastecidos. Os reservatórios públicos são os últimos a receberem água”, explica.
Entre os dias 31 de dezembro e 3 de janeiro, ambos os reservatórios ficaram praticamente zerados, só iniciando sua recuperação no sábado (4). Às 8 horas da manhã, o R-1 estava com 22% de sua capacidade e o R-2 com 40%. Na manhã de domingo (5) o R-1 estava com 73% de sua capacidade e o R-2 com 42% de sua capacidade. “Acreditamos que ainda no início desta semana os reservatórios retornem suas capacidades máximas, ou muito próximo delas, regularizando em definitivo o abastecimento”, ressaltou Pereira.
Segundo o diretor geral, mesmo com a falta de energia elétrica que atingiu parte de Balneário Camboriú e Camboriú às 13h de sexta-feira (3) até às 2h45 de sábado (4), não houve problemas na Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB). “Graças aos geradores, que adquirimos e instalamos a falta de energia elétrica não nos trouxe maiores problemas, pois eles garantiram o funcionamento normal da ERAB”, revelou.
Sindicância
De acordo com diretor Administrativo e Financeiro da Emasa, Paulo Milton dos Santos Júnior, por determinação do prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, será nomeada uma Comissão de Sindicância interna para averiguar as causas da falta de água em alguns pontos da cidade. “A avaliação faz parte do conjunto de medidas que se iniciarão na próxima semana dentro da empresa. Em primeiro lugar para estudar as causas, dimensionar os efeitos e cuidar das prioridades de investimentos e serviços para que isso não ocorra novamente. A apuração dos fatos irá identificar se os problemas ocorridos realmente foram pelo excesso de consumo ou se houve outras possíveis causas, como falha humana, erro técnico ou administrativo”, explicou.
Limpeza da peneira dos registros
O diretor geral da Emasa alerta que foi identificado que em alguns casos a falta de abastecimento de água, na mesma rua, um domicílio ou um condomínio tem água e outro vizinho não, há a possibilidade de ter ocorrido o bloqueio da peneira existente na entrada do registro ou relógio. De acordo com ele, esse bloqueio é possível no retorno do abastecimento após a despressurização da rede e o retorno à normalidade, quando as paredes das tubulações – fato normal – liberam elementos ressecados nas suas paredes junto com a água, interrompendo assim o fluxo natural na entrada do registro, ainda que parcialmente. “Identificamos alguns casos na região central da cidade, em que o morador fez contato conosco e assim que foi realizada a limpeza da peneira normalizou o abastecimento naquele local. Essa peneira tem uma polegada de diâmetro. Ainda que a obstrução se dê apenas em parte, acaba prejudicando a pressão de chegada da água no abastecimento do domicílio ou condomínio”, explicou Valmir Pereira.
Pereira recomenda que ao verificar tal fato deve-se recorrer ao serviço especializado da Emasa através do 0800 643 6272, que atenderá a solicitação, promovendo o desentupimento ou o desbloqueio das peneiras.
Relatório de avaliação dos reservatórios do dia 26 de dezembro de 2013 a 5 de janeiro de 2014, todos realizados às 8h:
Dia 26
R-1 – 100% da capacidade
R-2 – 77% da capacidade
Dia 27
R-1 – 98% da capacidade
R-2 – 60.5% da capacidade
Dia 28
R-1 – 59% da capacidade
R-2 – 28% da capacidade
Dia 29
R-1 – 33% da capacidade
R-2 – 12.5% da capacidade
Dia 30
R-1 – 2% da capacidade
R-2 – 11.5% da capacidade
Dia 31 ao dia 3
R-1 – 0% da capacidade
R-2 – 6.5% da capacidade
Dia 4
R-1 – 22% da capacidade
R-2 – 40% da capacidade
Dia 5
R-1 – 73% da capacidade
R-2 – 44% da capacidade
Mais informações com o diretor geral da Emasa, Valmir Pereira, pelo telefone 8883-7483.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
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