22.11.2013 - 11:40h
Diversidade e riqueza de conteúdo permeiam Seminário PNAIC
O teatro foi a forma escolhida pela equipe do programa Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para mostrar parte do conteúdo produzido nas unidades de ensino municipais. ‘Entrando na história da alfabetização PNAIC’ trata de alfabetização revelando que a criança deve desenvolver a leitura e a escrita de forma autônoma, cada uma com sua pessoalidade, individualidade, história, enfim, sua subjetividade. Esta foi apenas uma das atividades desenvolvidas durante este ano e que fazem parte do PNAIC - Balneário Camboriú.
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Educação realizou na terça-feira (19) o Seminário Municipal PNAIC com o tema 'Lendo o presente, escrevendo o futuro'. Profissionais da educação municipal atuantes nas séries iniciais (1º ao 5º ano), gestores das unidades educacionais e convidados participaram de visitação à exposição de painéis, palestra, oficinas e assistiram a dramatização. O trabalho é fruto dos projetos desenvolvidos durante o primeiro ano de aplicação do programa nas 16 unidades municipais de ensino de Balneário Camboriú.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que no sul do Brasil, 5% das crianças não estão alfabetizadas na idade de oito anos. Em Santa Catarina a taxa é de 5,1%. Tendo por base os indicadores do instituto, que revelaram, no Brasil, 750 mil crianças não alfabetizadas até os oito anos, a coordenadora estadual do programa e representante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também responsável pela formação de 200 horas anuais aos professores orientadores, Nilcéa Lemos Pelandré, deu abertura à palestra sobre o processo de alfabetização na perspectiva do letramento e fez, também, considerações ao trabalho realizado em Balneário Camboriú. “Este é um evento de qualidade, pois o que se vê, são experiências de ensino de altíssima qualidade. O trabalho aqui desenvolvido é rico, restando-me recomendar a socialização e divulgação dos conteúdos à sociedade", pontuou.
Para a diretora geral do Colegiado da Secretaria Municipal de Educação, Simone da Silva Ricardo, a tarefa dos professores alfabetizadores foi exercida com sabedoria, competência e humildade. “O resultado vem somar-se ao saber e experiências múltiplas de quem no dia a dia está em sala de aula. O resultado mostra o quanto vocês cresceram”, disse.
A coordenadora municipal do programa, Ana Cicilia Demétrio, ressaltou que o município finaliza esta etapa do programa, de um compromisso assumido e cumprido na íntegra, com a aplicação de todas as possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem juntamente com os professores alfabetizadores, quando necessário, mudando práticas e reinventando o processo de aprendizagem da alfabetização. “Começamos com a participação de 100% dos professores alfabetizadores e concluímos com a mesma percentagem o que nos enche de alegria e é muito gratificante. Superamos desafios que foram desde a promoção da inclusão digital de professores, apresentação e experimentação de novas estratégias e possibilidades reinventando a prática docente e a formação que exigiu disponibilidade de tempo, à noite, para o curso PNAIC”, contou.
Neste ano, as práticas pedagógicas envolveram o estudo e aplicação da linguagem escrita e para 2014 a temática proposta é a linguagem matemática. “O que nos enche de orgulho é apresentarmos o resultado de um trabalho que promoveu o resgate e a conquista, através do PNAIC, da identidade de professor alfabetizador”, considera Demétrio.
O evento contou, ainda, com a presença do vice-prefeito, Cláudio Fernando Dalvesco, do diretor adjunto do Colegiado da Secretaria de Educação, Jaime Luiz Guth, da coordenadora do PNAIC de Camboriú, Ivoli Berkenbrok, do vereador Ivan Moi e da vereadora Marisa Zanoni Fernandes. Ainda, representando as gestoras dos centro educacionais municipais, Cleusa Maria dos Santos, diretora do Centro de Educação Municipal (C.E.M.) Vereador Santa. Na abertura do evento, apresentação do Coral Municipal Encantando Balneário Camboriú.
O evento encerrou com a participação dos professores em cinco oficinas sobre novas perspectivas de alfabetizar e letrar através da música, arte, o corpo, contação de histórias e adequação em busca do objetivo. As formações e seminários prosseguem. No domingo (24) e na segunda-feira (25), a coordenação e orientadores de estudo PNAIC Balneário Camboriú participam do seminário regional PNAIC, em Fraiburgo, juntamente com outros 12 municípios, marcando o encerramento das atividades deste ano.
Paineis
Os trabalhos desenvolvidos pelos mais de cem professores alfabetizadores que participaram de encontros de formação distribuídos em 120 horas/aula durante o ano foram apresentados em exposição através de banners, painéis e varais. Mas, foi através da dramatização e vídeos que parte do que foi desenvolvido em sala de aula durante o ano, emocionou os presentes. Entre as práticas didático-pedagógicas, temas envolvendo gênero textual, heterogeneidade e oralidade.
Projetos como:
- Trilha ortográfica,
- Resgatando brinquedos e brincadeiras antigas,
- Lendo pela escola,
- Mochila mágica – uma viagem pelo mundo da leitura e imaginação,
- Interação – carta e receita,
- Navegando na poesia da Arca de Noé com Vinícius de Morais,
- Confecção de um ‘bichionário’,
- Alfabetização e ludicidade,
- Varal literário – viagem ao mundo da leitura,
- Brincadeiras com jogos, Alfabetizando com sílabas,
- Escrever é uma descoberta,
- Reciclando a Leitura,
- Que bicho te mordeu,
- Escrever é uma descoberta,
- Aprender brincando com o seu alfabeto,
- A música como patrimônio cultural da infância brasileira – quem canta seus males espanta,
- Jogos caça-rimas,
- Leitura e criação de história em quadrinhos,
- O Prazer da leitura se aprende,
- Lendas, quadrinhas, contos, bilhetes e receitas,
- A Vivência do imaginário,
- A Leitura faz você viajar entre mundos diferentes - A leitura vai à sua casa e visita à feira,
- Incorporando valores,
- Alfabetizando e letrando,
- Sequência didática com base no livro – Viviana, a rainha do pijama,
- Suportes textuais auxiliando o letramento,
- Caderno de gêneros textuais,
- Fábulas,
- Literatura Infantil – chapeuzinhos coloridos,
- Sequência didática - dia do sanduíche,
- Ser professor por um dia,
- Brincando e lendo,
- Era uma vez, quer que eu conte outra vez,
- Circuito das fábulas,
- Recontando histórias clássicas e Escrevendo e lendo sobre o Lixo.
Outras informações através do telefone 3363-7144.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Educação
Assessoria de Comunicação
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
