06.11.2013 - 20:12h
Seminário de Educação Infantil sintetiza e revela como aplicar a matemática no cotidiano infantil
A Prefeitura de Balneário Camboriú, através do Colegiado da Secretaria de Educação realizou na terça-feira (5) o IV Seminário de Educação Infantil da rede municipal de ensino com o tema A Matemática na Educação Infantil. Participaram todos os integrantes do departamento de educação infantil e das 26 unidades educacionais. O Centro de Eventos Itália ficou lotado e os presentes puderam assistir a palestra, relatos de experiências, visitar exposição dos trabalhos confeccionados pelos professores e alunos e exposição de projetos em banners.
Prestigiaram o evento Simone da Silva Ricardo, diretora geral da Educação, Douglas Branco de Camargo e Jaime Luiz Guth, presidente e vice do Conselho Municipal de Educação, respectivamente, Marisa Zanoni Fernandes, vereadora e membro da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Vereadores, Dayane Regina Masselai, diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos Deputado Doutel de Andrade (Ceja), representando o Departamento de Ensino Fundamental e a palestrante Priscila Monteiro, coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita, compondo a mesa de autoridades. Também estiveram presentes, a coordenação e professores formadores do Instituto Sinergia de Extensão e Pós-Graduação. O evento contou com apresentações do Coral Municipal da rede municipal de ensino Encantando Balneário Camboriú, grupo de dança do Centro Educacional Ariribá (Projeto Oficinas do Ensino Complementar) e peça de teatral (Grupo Trip). Ainda, a aluna do Jardim II, Aline de Souza Alecrim, do N.E.I Rio das Ostras, criadora da ilustração utilizada como logomarca do evento, foi homenageada.
A diretora geral do Colegiado da Educação, Simone da Silva Ricardo, já na abertura do evento destacou o trabalho produtivo realizado nos núcleos de educação infantis e a qualificação profissional da equipe pedagógica. “O que vemos aqui é a somatória do que foi realizado, que me foi apresentado pelo departamento técnico-pedagógico, revelando o resultado da formação tão grandiosa realizada com os profissionais da rede, mediante a troca de conhecimento oportunizada pela qualificação dos formadores e dos professores que atuam na rede. É satisfatório conferirmos os resultados”, destacou. A secretária, ainda, agradeceu a presença e participação falando da importância do encontro e o objetivo da proposta de socialização do trabalho entre os colegas de profissão.
“O que ao adulto parece óbvio, para a criança não é”, considerou a palestrante, Priscila Monteiro, tratando do tema ‘as crianças e o conhecimento matemático: experiências de exploração e ampliação de conceitos e relações matemáticas. Monteiro salientou que não conhecia e ficou surpresa com a qualidade dos projetos realizados em Balneário Camboriú, sugerindo que sejam escritos e participem das seleções e premiações realizadas pela Fundação Victor Civita.
As apresentações orais seguiram durante o período da tarde. Entre os projetos apresentados, formas de estimulação do raciocínio desenvolvidas no N.E.I Ariribá, com alunos do berçário. “A rotina é nossa aliada e usamos a nossa fala, a nossa observação para estimular o raciocínio do bebê e queremos agradecer pela liberdade de poder brincar com essas crianças promovendo a interação e habilidades psicomotoras. Quando a gente realiza e o bebê observa já são conceitos de introdução matemática”, relatou a professora Liena Costa da Rosa referindo-se à organização do espaço, separação dos objetos e outras formas onde até mesmo no exercício de levantar, entrar e sair o bebê calcula a força e a forma de como fazê-lo. Outros projetos como Brincando com a matemática, Descobrindo a matemática através de uma maneira lúdica, divertida, prazerosa e saborosa, Plante uma semente, Caixa Matemática e, A matemática que mora nas casas também foram apresentados.
Para a professora Jaqueline Alexandre Weiler, ao apresentar o projeto desenvolvido no N.E.I. Taquaras, “todas as áreas do conhecimento podem ser exploradas nessa aventura”. Indo da poesia Ode a Cebola, de Pablo Neruda, aos questionamentos de como o que é? quanto custa? e , você tem dinheiro para comprar? Frases tão ouvidas pelos pais em casa. Ela salientou que “as casas são laboratórios geniais” para a exploração do universo matemático. “A matemática que ajuda a resolver os problemas do cotidiano, a partir de uma reflexão inicial, entra em nossos projetos de uma forma natural e leve”, contou.
Também chamou a atenção, o depoimento de um pai coletado e apresentado pela professora Débora Regina Pereira, quando pediu para que todos em casa pudessem interagir de forma a ajudar o filho a compreender os conceitos relacionados às linguagens matemáticas utilizando o jogo da memória matemático como recurso educativo. Ela revelou que as crianças aprenderam regras e organização, aprenderam e passaram a envolver a família nesse processo, ensinando os jogos em casa. O pai do aluno Maciel escreveu: “minha experiência foi muito boa, nos proporcionou muitas risadas, descontração e o interesse focado do Micael pela brincadeira que foi bem bolada. A criatividade agrupou vários sentidos dentro de casa. Primeiro, a forma de trabalhar a memória em que parece simples apesar de ser uma brincadeira, mas depois desperta o interessa da criança em realmente aprender o sentido da matemática. Segundo, o momento em que proporciona o agrupamento e passamos mais momentos juntos de forma muito descontraída. Terceiro, o que ainda pude perceber é a capacidade do meu filho em querer ser organizado, em querer ensinar-nos a jogar, em como se organiza o jogo” leu o depoimento, a professora. “Utilizamos como estratégia o envolvimento da família.”, disse. Segundo relato dos pais, as crianças, agora, substituíram os pedidos de brinquedos mais populares por jogos de raciocínio.
Todas as práticas pedagógicas experienciadas e vivenciadas foram desenvolvidas por toda a equipe de cada núcleo de educação Infantil. A rede municipal de ensino atende atualmente, nessa faixa etária, de zero a seis anos, 3,9 mil meninos e meninas. O horário de atendimento é das 7h às 19h. O conteúdo do IV Seminário de Educação Infantil será sistematizado e encaminhado para cada unidade de Educação Infantil. Parte do material pedagógico está exposto na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada à rua Antônio Bittencourt, 114, no bairro Pioneiros. Outras informações através do telefone 3363-7144.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Educação
Assessoria de Comunicação
Texto e fotos: Eliane Romiu (jornalista)
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
