03.11.2013 - 11:48h
IV Seminário de Educação Infantil compartilhará experiências
A Secretaria Municipal de Educação de Balneário Camboriú através do Departamento de Educação Infantil realiza na terça-feira (5), das 8h às 17h, no Centro de Eventos Itália, localizado na Avenida Central, n° 335, o IV Seminário Municipal de Educação Infantil. O evento conta com palestra, teatro, apresentação artística e exposições que oportunizam e ampliam o conhecimento aos profissionais da educação infantil. O evento consolida, para este ano, a política de formação continuada, tendo como principal característica a matemática aplicada na primeira infância.
A matemática na educação infantil é o tema principal norteador que estimula as práticas pedagógicas aplicadas neste ano nos 26 Núcleos de Educação Infantil que integram a rede municipal de ensino de Balneário Camboriú. A reorganização das orientações curriculares municipais para a educação infantil motivou a prática de ensinar matemática brincando, utilizando-se de formas progressivas e complexas. Os organizadores explicam que o seminário surge como uma proposta de fundamentar melhor esse trabalho e engloba a formação integral do aluno com ênfase na aplicação das diferentes linguagens.
Segundo a diretora geral do Colegiado da Secretaria de Educação, Simone da Silva Ricardo, antes do seminário, os educadores passaram por formação continuada específica sobre o tema aplicado a cada faixa etária e, parte do trabalho, como resultado, será apresentado durante o evento. Todos os 850 profissionais que atuam na educação infantil municipal participam do encontro que marca o ´fechamento´ no ano letivo.
“O seminário vem sintetizar o trabalho realizado durante o ano. É um dia dedicado à troca de experiências e debate entre os docentes que a partir do trabalho realizado em cada unidade escolar e da formação continuada apresentam sua visão do todo e, ainda, tem o espaço aberto para mostrarem o que realizam no dia a dia em sala de aula”, pontua a diretora geral do Colegiado da Educação.
As unidades atendem, ao todo, aproximadamente 3,9 mil crianças de zero a seis anos, sendo os três primeiros anos em turno integral, das 7h às 19h, e as demais idades em turno único, matutino e vespertino, das 7h às 13h ou das 13h às 19h.
Programação
A partir das 9h acontece a palestra com a consultora pedagógica, Priscila Monteiro, que falará sobre “As crianças e o conhecimento matemático: experiências de exploração e ampliação de conceitos e relações matemáticas”. Em seguida, haverá uma apresentação artística feita pelo projeto Oficinas, do Ensino Complementar, para abrir espaço para visitação às exposições do material produzido durante a aplicação dos projetos e estudos realizados pelas unidades de educação infantil.
Em um segundo momento, a partir das 14h, acontecem as apresentações com relatos de experiências conforme segue: Núcleo de Educação Infantil (N.E.I.) Ariribá com o projeto Descubro meu mundo através do meu corpo, desenvolvido pela professora Liena Costa da Rosa com a turma do berçário I (0 a 1 ano); N.E.I São Judas Tadeu, Brincando com a Matemática, trabalho das professoras Rosemeri Brandão Guimarães e Gecilene Guaragni com as crianças do berçário II ( 1 a 2 anos); N.E.I Anjo da Guarda onde as professoras Cristina Bertê e Rosemery Vieira de Souza mostram a prática que desenvolveram com os alunos do Maternal I ( 2 a 3 anos), Descobrindo a matemática de uma maneira lúdica, divertida, prazerosa e saborosa; o N.E. I Pequeno Mundo, com as crianças do Maternal II ( 3 a 4 anos) participaram com as professoras Andréa da Silva Adada e Magna da Silva Vinholi da proposta Plante uma semente; o N.E.I Pequeno Navegador envolveu os alunos dos Jardim I e II (4 a 6 anos) orientados pelas professoras Débora Regina Pereira e Marilene Rosana Severino Cardoso no projeto A caixa matemática; e, para finalizar as apresentações, a professora Jaqueline Alexandre Weiler fala sobre A matemática que mora nas casas mostrando o trabalho que realizou com os alunos do Jardim II ( 5 a 6 anos) no N.E.I Taquaras. Entre cada relato acontece a peça teatral As (In)cruzilhadas e Cruzes do Andarilho com os atos: 'O domicílio do homem no Universo & o inesperado embate'; 'Inicia-se a jornada. Primeiros passos: o encontro com o velho'; 'A doente e o domador' e, 'Uma música à distância: xeque-mate!'.
A mostra pedagógica e das práticas educativas seguiu o critério de exposição e inscrição voluntária por parte dos professores. “Cada trabalho tem sua especificidade, a criatividade, a construção e reutilização de material reciclável, o resgate dos jogos e brincadeiras, pesquisas, experiências, descobertas e vivências”, exemplifica a assessora técnico-pedagógica do Departamento de Educação Infantil, Evelize Kerber. Participam os trabalhos que mais se destacaram.
Matemática de forma lúdica
Segundo a equipe técnico-pedagógica do Departamento de Educação Infantil, utilizar ideias de matemática básica de forma lúdica exige muita reflexão. Fazer matemática é expor ideias próprias, escutar as dos outros, formular e comunicar procedimentos de resolução de problemas, confrontar, argumentar e procurar validar seu ponto de vista, além de antecipar resultados de experiências não realizadas, aceitar erros, buscar dados que faltam para resolver problemas e outros.
É toda essa temática e abordagem que trará como resultado as práticas de uso da matemática na educação infantil. Dessa forma as crianças são levadas a tomada de decisões, à autonomia, capazes de pensar por conta própria e sabendo resolver problemas. O objetivo principal da proposta da matemática inserida na educação infantil é refletir, propor, discutir e construir conhecimentos a respeito de uma prática pedagógica que incorpore o contexto do mundo real, as experiências e a linguagem natural da criança no desenvolvimento das noções matemáticas.
Proposta Curricular
Um documento que norteia o currículo da Educação Infantil foi elaborado e sistematizado pela equipe da rede municipal de ensino. Amplamente debatido e discutido, desde 2010. O texto está finalizado e ao lado das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, servirá para orientar a atuação nessa etapa de ensino. O conteúdo está em fase de impressão e será distribuído à rede municipal de Educação Infantil.
Já a proposta de aplicar a matemática inserida em diferentes práticas para desenvolver a crianças em vários aspectos foi lançada e escolhida pelo Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, após diagnóstico, no início do ano e aprimorada, discutida e ampliada com a formação continuada proposta e orientada por profissional contratado e pela equipe técnico-pedagógica da educação infantil, durante o ano. Participaram coordenadores e assessores pedagógicos, professores regentes e auxiliares, professores de educação física e de apoio pedagógico especial que atuam nas unidades de educação infantil.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Educação
Assessoria de Comunicação
Texto: Eliane Romiu (Jornalista)
Fotos: Divulgação/Secretaria de Educação
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