16.07.2013 - 14:51h
Ouvidoria mostra eficácia no atendimento à comunidade
A Ouvidoria Municipal de Balneário Camboriú é um espaço de comunicação da Prefeitura, para interagir diretamente com a comunidade. Neste ano, a busca pela informação aumentou gradativamente, somente no primeiro semestre de 2013 foram registrados 1.557 atendimentos, dos quais 1.333 foram solucionados, 137 processos estão abertos e apenas 77 em tramitação. Os números confirmam a eficácia de 86% do trabalho desenvolvido pelo setor.
A coordenadora da Ouvidoria, Águida Reis, explica que o tempo de cumprimento dos serviços reclamados depende muito do grau de dificuldade da situação, da disponibilidade do pessoal e maquinário que se relaciona com o problema, pois o setor é somente um elo entre a comunidade e a Prefeitura. ''Os conflitos denunciados a respeito de fiscalização são solucionados da maneira mais ágil, muitos no mesmo dia da denúncia. Já algo que dependa de máquinas da Secretaria de Obras, por exemplo, podem tomar mais tempo, se estiverem sendo utilizadas em serviços pela cidade, ou mesmo processos referentes ao exercício profissional do servidor'',explica.
Por determinação do prefeito Edson Renato Dias(Piriquito), com o intuito de dedicar à população a prestação de serviços eficientes e cada vez mais com transparência, a Ouvidoria diminuiu a burocracia e agiliza a resolução das insatisfações das demandas recebidas pela comunidade. ''Acredito no serviço prestado por este setor e no estreitamento do laço entre o Poder Executivo e o cidadão. É mais uma ferramenta importante para o desenvolvimento da cidade'', afirma o prefeito. Ele completa que ''é fundamental a modernização na gestão pública, e a Ouvidoria é uma característica da gestão moderna exercendo a atividade com qualidade, imparcialidade e transparência''.
A Ouvidoria da Prefeitura atua em assegurar a participação da comunidade em vista do aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas; empreender ações destinadas aos membros da comunidade e servidores que visem permitir resposta às suas manifestações; transparência e imparcialidade, de forma personalizada no auxílio ao controle da qualidade dos serviços destinados à comunidade em geral; e encaminhar as demandas sobre o funcionamento administrativo e de serviços, com o fim de contribuir para uma gestão pública mais eficaz.
Fale com a ouvidoria da PMBC:
- Atendimento pessoal: das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira, no 3º piso do Paço Municipal;
- Telefone geral da Ouvidoria: as ligações gratuitas recebidas de fixo com DDD 47 podem ser feitas pelo número 0800-644-3388, já as pagas oriundas de outros prefixos devem ser realizadas através do número (47) 3267-7024;
- Telefone da Ouvidoria da Guarda Municipal: 0800-644-3773;
- Correspondência: Rua Dinamarca, nº 320, bairro das Nações, CEP 88338-900, Balneário Camboriú;
- Email: ouvidoria@balneariocamboriu.sc.gov.br
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Tamiris Schlegel (estagiária)
Fotos: Mirian C. Severino
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
