05.03.2013 - 13:27h
Projeto Nossa Escola, Nossa Praia retoma as atividades na orla central
Após período de férias, o projeto Nossa Escola, Nossa Praia, voltado aos alunos da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú com atividades esportivas, recreativas e de lazer desenvolvidas na Praia Central, está retomando as atividades. Professores de Educação Física que integram o projeto visitam as 16 escolas municipais de ensino fundamental, para divulgar a proposta e fazer a inscrição. Podem participar os mais de 9,3 mil alunos da rede pública municipal.
O Nossa Escola, Nossa Praia é desenvolvido nas areias da Praia Central em dois pontos. Do primeiro deles, localizado no Pontal Norte, próximo a rua 2101, podem participar alunos do 5º ao 9º ano. As atividades iniciam no dia 12 de março, com aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, no período matutino, das 8h30 às 10h30 e no vespertino, das 14h às 16h. Os professores recebem duas escolas por turno somando, até o limite de 108 alunos por dia. Para este polo, o percurso até a praia é feito pelo setor de transporte da Secretaria Municipal de Educação. No local são oferecidos momentos de integração social, através de modalidades esportivas como voleibol de praia, futebol de areia, queimada e mini tênis. O segundo polo, localizado próximo à rua 1101, oferece aulas de surfe e mini handebol, também para alunos da rede municipal de ensino. Para participar destas modalidades é necessário ter oito anos de idade ou mais. As aulas acontecem de terça a sexta-feira, a partir do dia 19 de março.
O professor Jelsomar Souza, que atua no projeto, destaca o objetivo da proposta que visa favorecer a integração por meio de atividades recreativas, educativas e culturais. “Buscamos, a partir da prática da atividade física, conscientizar os alunos de suas potencialidades,
resgatando a socialização e o companheirismo e valorizando suas funções biológicas num contexto amplo, individual e social”, explica. “É uma proposta pedagógica oferecida no contraturno escolar, desde 2011, oportunizando aos alunos da rede municipal de ensino o contato e a interação com a praia, o que exerce um fascínio especial nos alunos que, naturalmente, são atraídos pelos desafios fortalecendo o vínculo entre ser humano e natureza”, complementa.
Da área de Educação Física, o Nossa Escola, Nossa Praia está vinculado ao departamento técnico-pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e conta com o apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME). Em 2012 atendeu mais de 8,4 mil crianças e adolescentes. Segundo o professor, a meta para este ano é ampliar o conhecimento oferecido aos alunos, com palestras sobre prevenção e orientações gerais , principalmente, sobre cuidados com o sol e mar, saúde física, meio ambiente, hábitos e alimentação saudáveis, prevenção e qualidade de vida, além de motivar todos os alunos da rede à participação. O professor disse ainda que, para os alunos do polo um, em dias de chuva, as atividades são transferidas para o Centro Comunitário Bairro das Nações, onde são realizadas atividades complementares com jogos pedagógicos como xadrez, trilha, tênis de mesa e outros.
Outras informações através do telefone (47)3363-7144.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Educação
Texto e fotos: Eliane Romiu
(47) 3363-7144
www.balneariocamboriu.sc.gov.br