10.11.2012 - 16:46h
Prefeito apresenta projeto de alargamento da faixa de areia ao secretário Nacional de Políticas de Turismo
O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias, Piriquito, determinou que se faça um levantamento completo do impacto econômico que o projeto de alargamento da faixa de areia da Praia Central trará ao município, ao Estado e ao país. A ideia é fazer um comparativo projetando o futuro da cidade, a valorização imobiliária, o aumento do fluxo de turistas e da qualidade de vida nos próximos anos com o projeto executado e como se desenvolveria o município sem essa obra tão importante.
A decisão foi tomada durante reunião no gabinete, na tarde de sexta-feira (9), quando o prefeito recebeu o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, e o deputado federal Mauro Mariani (PMDB).
"Nossa intenção é demonstrar ao governo federal que não estamos pedindo um favor e sim um investimento na cidade que trará retorno para todo o país. Estou confiante. Desta forma, acredito, teremos os melhores argumentos para convencer as autoridades federais sobre a necessidade de alargarmos a faixa de areia em pelo menos mais 75 metros", argumenta Piriquito.
Vinicius Lummertz, que é catarinense, mostrou-se totalmente favorável ao projeto, colocando-se inteiramente à disposição para auxiliar nos trâmites em Brasília. "É fundamental sabermos de que forma esse projeto vai impactar na economia, qual retorno ele trará aos governos municipal, estadual e federal. É essa filosofia de trabalho que estamos implantando dentro do Ministério", relatou Lummertz. O secretário ficou satisfeito em saber que os estudos para que os órgãos ambientais concedam as devidas licenças estejam avançados.
"Estamos demonstrando e esta me parece uma visão que já é consolidada em Brasília, que essa é a grande obra federal para o Sul do Brasil neste primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff", afirmou o deputado Mauro Mariani.
O projeto de alargamento da faixa de areia da Praia Central, que pode ser dividido em três etapas, está na segunda fase. A primeira foi a localização da jazida de areia compatível e limpa para que a praia não perca suas características originais. Neste segundo momento, a empresa vencedora da licitação está elaborando o estudo para obtenção do Eia-Rima (Estudo Prévio de Impacto Ambiental - Relatório de Impacto Ambiental) e a terceira será a execução da obra.
Além do alargamento da faixa de areia, o projeto também vai contemplar o equipamento urbano, com a revitalização total da orla da Praia Central. Também participaram da reunião o vice-prefeito Claudio Dalvesco, o vereador Dão Koeddermann, o secretário de Planejamento, Auri Pavoni e o chefe de gabinete, Edésio Marcelino.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Fabian Lemos - Diretor da Divisão de Comunicação
Fotos: Celso Peixoto - SC 01716 RF
Fone: (47) 3267-7139
www.balneariocamboriu.sc.gov.br